domingo, 29 de novembro de 2009

RELATO DA ATIVIDADE TP4 - cursista- ELIETE

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO EDUCACIONAIS PROGRAMA GESTAR

RELATO DO PROFESSOR CURSISTA
ELIETE OLIVEIRA ANDRADE CEZAR
Wagner – BA
2009
Relato de atividade 2 apresentado à Professora Rita de Cássia, Formadora do curso gestar II, Lingua Portuguesa. Como requisito de avaliação
Orientadora: Professora, Rita de Cássia.

GESTAR II
2009/2010 RELATO DE ATIVIDADE 2
( Professor Cursista) TP nº. 04
Formador: Rita de cássia Rodrigues Sousa Data:20/10/2009
1. Identificação do Cursista
Nome:Eliete Oliveira Andrade Cezar Pólo:Itaberaba Turma: 01
Escola: Colégio Estadual de Itaberaba Disciplina:Lingua Portuguesa

4.Dados realização
Escola:Instituto Ponte Nova
Série: 8ª Turma: B Quantidade de alunos: 30 Turno: Vespertino
Nome da Atividade: A cidade
TP: 04 Unidade: 14 Seção: 03 Pág.(s): 94 e 97
Nomes dos cinco alunos selecionados para a amostragem de desempenho na aprendizagem 1. Cristiane Pereira de Oliveira
2. Elizângela Silva Souza
3. Jéssica Aniele A. R. Ferreira
4. Polyana Oliveira dos Santos
5. Thayana Alves da Silva
Tempo de realização: número de aulas: 05
Quantidades de horas: 04 hs e 10 minutos.
Conteúdos trabalhados: Leitura
Escrita (produção textual).

.Objetivos :.
•Mostrar prazer e entusiasmo durante a leitura individual e coletiva.
•Valorizar os vultos históricos da cidade
•Demonstrar aquisição de conhecimentos sobre a história de sua cidade ao realizar produções escritas.
•Reconhecer as tipologias textuais utilizadas nas aulas.
Recursos utilizados: Recursos humanos (professores, alunos, funcionários, moradora da comunidade.
Recursos materiais (aparelho mycrossistem, CDs, murais, papel metro, pincéis atômicos , materiais do professor, do aluno, e material do gesta
Estratégias de organização espacial da sala de aula: Cadeiras em círculo para a realização das atividades.
Murais (com textos poéticos: poesia e música) expostos na lousa.
5.Execução e avaliação da atividade
5.1 – Desenvolvimento
Atualmente uma questão debatida no cenário educacional refere-se à prática de leitura e escrita nas séries finais do ensino fundamental. Atenta-se a estas necessidades de melhoria na educação, meus conhecimentos foram ampliados com o gestar II melhorando o nível de aprendizagem dos alunos, pois o material do gestar veio subsidiar a qualidade e desempenho de minha prática educativa.
Ao trabalhar com o tema cidade e o texto poético: Cidadezinha Qualquer de Carlos Drumond de Andrade, proposto pelo gestar foi valioso, pois enriqueceu nossos conhecimentos sobre a história de nossa cidade – Wagner que não é uma cidadezinha qualquer, porque possui sua historia e suas marcas.
Exposição na sala (lousa) murais com o texto poético de Drumond (Cidadezinha Qualquer) e com a música Tocando em frente de Almir Sater, cd e aparelho mycrossistem. Lemos os textos ouvimos a música e depois cantamos. Logo após numa conversa descontraída interpretamos o poema, relacionamos com nossa cidade, onde os alunos falaram pontos positivos e negativos da mesma. Relataram oralmente seus conhecimentos prévios sobre a história de nossa cidade, neste momento houve a contextualização em que os alunos analisaram e compararam o que tínhamos e o que temos, na saúde, educação e lazer confrontando com nossa realidade atual. Foi realizada também uma entrevista com a professora Natalia Hora, moradora de nossa cidade, ex-aluna, ex-professora, e ex-vice diretora de nossa escola, Instituto Ponte Nova, a qual nos informou bastante sobre a história de nosso município. Esta atividade foi muito proveitosa e enriquecedora, os alunos ficaram maravilhados, pois intensificaram seus conhecimentos .


No momento da sistematização das informações adquiridas os alunos demonstraram que realmente aprenderam, porque cada um construiu texto em prosa comprovando que ampliaram os conhecimentos, finalizando as atividades, fizeram relatos por escrito das estratégias e a avaliação crítica das mesmas.
5.2 – Reflexão crítica do professor sobre a atividade desenvolvida
O momento da leitura e aprendizagem deve-se dar de forma prazerosa e estimuladora. É um momento mágico na vida do aluno, pois ele consegue fazer síntese dos conhecimentos adquiridos em diversas situações. Aprender mais sobre a historia de nossa cidade conduziu o aluno a informações e aprendizagens até então desconhecidas foram momentos prazerosos, onde houve envolvimento de todos durante a realização das atividades propostas Os objetivos previstos foram alcançados, pois os alunos realizaram as atividades com gosto, demonstraram que adquiriram mais conhecimentos sobre a história de nossa cidade ao produzir seus textos, valorizando os vultos históricos, as contribuições dessas pessoas para o progresso de nossa cidade. Reconheceram os gêneros textuais utilizados nas aulas, cantaram com entusiasmo a música Tocando em frente de Almir Sater e relacionaram com o poema em estudo.
5.3 – Avaliação crítica sobre as estratégias utilizadas pelos alunos para a realização da atividade.
A tecnologia no âmbito escolar tem mudado bastante a forma de trabalho na prática pedagógica do professor, pois o aluno tem contato direto com os recursos tecnológicos os quais já fazem parte de seu cotidiano e as aulas tornaram-se mais dinâmicas.
Diante disso, as estratégias utilizadas no desenvolvimento das atividades estabelecidas foram bem aceitas pelos alunos, pois houve sucesso na realização e sistematização das mesmas.
5.4 – Conclusão do professor referente ao planejamento, execução e avaliação da atividade
O planejamento constitui um elemento primordial para guiar a prática pedagógica do educador, colhendo desta maneira melhores resultados no processo ensino/aprendizagem.
O planejamento das atividades foi elaborado e executado com sucesso, onde todos os alunos envolveram-se e aprenderam, pois os conhecimentos relatados pela ex- professora Natalia Hora durante a entrevista, acrescentou, somou e tirou dúvidas em todos nós. Os objetivos foram alcançados devido a metodologias (estratégias) e recursos coerentes com os mesmos, que envolveu e interessou a todos os alunos nas atividades desenvolvidas..

6- Anexos:

6.1 – Texto dos alunos
6.2 – Avaliação crítica
6.3 – Relatos das estratégias
6.4 – Cópia do poema: Cidadezinha Qualquer
6.5 - Cópia da música: Tocando em Frente
6.6 – Perguntas da entrevista
6.7 – Fotografias.

Entrevista

1-Quais nomes Wagner teve até aqui?
2-O significado de cada um.
3-Porque tudo começou em Cachoeirinha e não aqui? (Wagner),
4-Quem foram os primeiros habitantes?
5-Como as pessoas se locomoviam? De que lugares vinham os estudantes?
6-Quantos prefeitos e quais? Falar do primeiro como referência.

Um comentário:

  1. Parabéns Eliete, um trabalho lindo que vale a pena publicar.
    Um abraço

    Nádia

    ResponderExcluir