GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO EDUCACIONAIS PROGRAMA GESTAR
Cursista: Maisa Pereira Azevedo
Escola de Realização: Colégio Estadual Góes Calmon
Série: 5ª e 6ª / Turma B
Plano de aula: TP 03 - Unidade 10
Período de Aplicação: Duas aulas (1h:20min)
Conteúdo:
•Linguagem poética;
•Comparação de textos;
•Relação entre o título e o sentido do texto;
•Reconhecimento das características de um poema.
Objetivos:
•Conhecer alguns poemas e obras literárias musicadas;
•Identificar tema central do texto;
•Entender o título como chave para a compreensão do texto;
•Comparar textos do mesmo gênero quanto ao tratamento temático
Desenvolvimento das atividades:
Entregar aos alunos a cópia da música que será ouvida e cantada por todos, em seguida uma conversa sobre a rotina do trabalhador.
Depois da conversa informal sobre o título e o tema da música, será feita a entrega do outro texto para fazer a leitura silenciosa e individual. Após a leitura faremos a comparação oral dos temas, das características do texto, das personagens, etc.
Em seguida formar as duplas pra escolherem o tema e produzirem um poema e fazer uma paródia com o mesmo tema do poema.
Apresentação e exposição dos poemas e paródias produzidas e avaliação escrita sobre a atividade.
Recursos Didáticos:
Cópias dos Textos, CD com a faixa da música, aparelho de som, cadernos, caneta, lápis
Avaliação:
A professora deverá estar atenta aos acertos e às dificuldades dos alunos, confirmando e comentando os acertos e intervindo com correções, quando necessário.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário