PLANO DE AULA
1 - IDENTIFICAÇÃO:
1.2- Nome da Instituição de Ensino: Curso de Formadores – GESTAR II Professora formadora:Rita de Cássia R. Souza |
1.3- Área: Língua Portuguesa |
1.4- Disciplina: Língua portuguesa ( Leitura, escrita, letramento e gêneros textuais) |
1.5 – Séries: 7ª e 8ª Colégio Estadual João XXII Itaberaba – Bahia DIREC - 18 |
2 - TEMA :
Filme: Narradores de Javé ( debate, reflexão gramatical, escrita e poder) |
3 – JUSTIFICATIVA:
Visando estudar a língua e a refletir sobre a importância da mesma, da escrita e da leitura como resgate da história serão propostas discussões sobre alfabetização e letramento, enfatizando a relevância da linguagem narrativa na reconstrução cultural e histórica dos povos diferenciando mito e história.
4 - OBJETIVO GERAL:
Levar os alunos a refletir sobre o estudo da língua, a importância da escrita e da leitura como resgate da história.
5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1- Compreender e reconhecer características do texto narrativo; enfatizar a importância da linguagem narrativa na reconstrução cultural e histórica dos povos.
2- Diferenciar mito e história.
3- Estimular a prática da pesquisa e o conhecimento do passado mítico- histórico de sua comunidade e promover a habilidade de organização do tempo e do espaço na prática narrativa utilizando como recursos fatos e a imaginação.
4- Promover um levantamento dos gêneros textuais apresentados no filme.
5- Valorizar e respeitar a cultura e a oralidade de um povo; caracterizar a oralidade e a escrita como forma de comunicação; identificar dialetos, variantes lingüísticas da região.
METODOLOGIA:
Fazer uma prévia oral, levando em consideração os objetivos propostos acima.
Exposição de conteúdo sobre o que é narrar? Elementos da narrativa e pessoas do discurso através de aula expositiva. Apresentação de filme “Os narradores de Javé” – atentando aos alunos para a importância do domínio da linguagem e a utilização da narrativa para reconstruir um passado histórico de um povo.
Discutir com os alunos sobre a importância do domínio da escrita e leva-los a identificar tais aspectos no filme.
Após assistir ao filme, faremos um debate sobre o assunto do filme: de que se trata, a linguagem regional usada, a narrativa, a importância de saber ler e escrever, por que as narrativas dos personagens eram contadas de formas diferentes, entre outros. Dividirei a sala em grupos e trabalharei uma proposta de produção de texto com gêneros diferentes.
RECURSOS:
Aparelho de DVD, data show e ou televisão, papel, caneta, lápis, quadro branco.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada através da observação em relação ao interesse, a participação ao desenvolvimento das atividades e a elaboração de gêneros textuais diferentes utilizando dialetos diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário