terça-feira, 17 de novembro de 2009

Relato de ativ. TP4 - da cursista- Vilma Cristina

GESTAR II
2009/2010 RELATO DE ATIVIDADE TP nº. 4

Formador: Rita de Cássia Rodrigues Souza
Data: 20/10/2009

1.Identificação do Cursista

Nome: Vilma Cristina Silva dos Santos
Polo: Itaberaba
Turma (no gestar): II

Escola: Colégio Estadual Liberdade
Disciplina: Língua Portuguesa
2. Dados realização
Escola: Colégio Estadual Liberdade
Série: 8° Turma: G Nº de alunos: 44 Turno: Matutino
Nome da Atividade: O Processo da Leitura
TP: 4 Unidade: 14 Seção: 2 Pág.(s): 85 e 86

Nomes dos cinco alunos selecionados para a amostragem de desempenho na aprendizagem.
1.Ana Carla de S.Alves
2.Carlos Antonio N.dos Santos
3.Isa Caroline Lima
4. Jéssica Andrade Barbosa
5.Lariana Santos do Carmo
Tempo de realização: nº de aulas: 05 Quantidade de horas: 5h/aulas
Conteúdos trabalhados: Os Objetivos de leitura: Expectativas e escolhas de textos
Objetivos da atividade: Relacionar objetivos com diferentes textos e significados da leitura.
Recursos utilizados: TV, DVD, CD, computador, Internet, revistas, jornais, livros, canetas, cartolina, lápis, piloto, Lousa, máquina fotográfica.
Estratégias de organização espacial da sala de aula: Os alunos sentaram-se em círculos, deixando o centro da sala livre, para melhor circulação no ambiente e formação dos mini-grupos para o desenvolvimento da oficina.
3. Parecer do Formador
CRITÉRIOS APRIMORAR
2.1. A atividade escolhida integra o material do GESTAR do TP ou da oficina trabalhada.
2.2. Na descrição da atividade, o professor revela preocupação em mobilizar os conhecimentos prévios sobre o assunto que será tratado.
2.3. Foram introduzidas, nas atividades apresentadas, reflexões críticas do professor sobre o Avançando na Prática / Socializando o Conhecimento desenvolvido: aplicabilidade (adequação à série), conteúdo, objetivo e procedimentos.
2.4. As instruções e os procedimentos descritos pelo professor na atividade estão bem detalhados e claros, facilitando o entendimento do aluno.
2.5. O professor faz uso e adequação da atividade à série atentando para o objetivo e o contexto dos alunos.
2.6. O professor solicitou dos alunos relato, por escrito das estratégias da atividade realizada.
2.7. O professor solicitou dos alunos avaliação crítica, por escrito, da atividade realizada.
2.8. A apresentação da atividade escrita (relato) revela organização, clareza e objetividade do professor.
2.9. O professor tece uma avaliação crítica do desempenho apresentado pelos alunos, comentando as estratégias utilizadas por esses para o alcance do objetivo da proposta.
Assinatura do formador: Rita de Cássia R. Souza

Data:
4.Execução e avaliação da atividade

5.1. Desenvolvimento:

•Apresentação da proposta da oficina para os alunos.
•Reflexão sobre a variação dos objetivos que uma leitura pode ter e que lemos, entre muito outros fins, para: Obter informações gerais, obter uma informação precisa, aprender determinado tópico, analisar e comparar dados ou posições. Devanear, ou evadir-se. Que esses objetivos não são únicos, nem são sempre muito distintos e que ás vezes, se superpõem. A obtenção de informação, por exemplo, está, em alguma medida, em qualquer tipo de leitura.
•Levantamento prévio, com os alunos, sobre os assuntos que mais mobilizam cada um, e que tem interesse para trabalho de pesquisa.
•Discussão sobre esses assuntos e por que o interesse. Observações de quantos alunos estão ligados a este tema.
•Explicação e sugestões sobre as fontes e os materiais mais adequados para se obter informações sobre cada assunto: Livros, revistas, jornais, internet, profissionais ou estudiosos ligados ao assunto, entre outros.
•Divisão dos grupos de alunos de acordo os interesses afins com o tema que vai ser pesquisado e apresentado.
•Reunião dos grupos em sala de aula para definição do avanço do trabalho como: pesquisa sobre o tema, forma de apresentação dos resultados, com bastante liberdade para planejar sua apresentação de forma criativa.
•Apresentação oral do resultado da pesquisa em forma de seminário.
•Após a apresentação de cada grupo, os alunos darão a sua opinião de forma objetiva sobre o trabalho dos colegas, respeitando a opinião do outro.
•Produção de relatório escrito, sintetizando os ganhos em termos de leitura e conhecimento do tema trabalhado e dos temas abordados pelos outros grupos.
•Avaliação da experiência do trabalho com temas do seu interesse, ressaltando os avanços do grupo em todos os campos.



5.2. Reflexões críticas do professor sobre a atividade desenvolvida:

•Sabemos que a leitura constitui importantes ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento político, social e cultural dos nossos alunos, sobretudo na transformação da realidade, pois é através dessa atividade que chegamos ao conhecimento dos vários ramos do saber. É uma questão fundamental buscar estratégias que possam aproximar nossos alunos da leitura, de forma prazerosa. Diariamente observamos que o que nossos alunos lêem nos limites da escola quase sempre corresponde a objetivos do professor e da instituição escolar e não dos alunos. Na vida, como na escola quando persistimos no que gostamos de fazer, seu talento se manifesta claramente e na leitura não é diferente. Quanto mais o aluno buscar leitura com temas do seu interesse, ele vai aos poucos lendo com mais disposição, e com mais facilidade vai passar a compreender e dar sentido ao que leu. Desta forma, nós professores, temos de tentar a todo o momento é conhecer os interesses dos alunos, e oferecer-lhes matérias e experiências de leitura capaz de mobilizá-los, criando assim nos nossos alunos motivos para ler e a consciência da importância e da necessidade de ler.


5.3. Avaliação crítica sobre as estratégias utilizadas pelos alunos para a realização da atividade:
• Por se tratar de temas escolhidos pelos próprios alunos, observamos que eles tinham um objetivo, trabalhavam com mais dinamismo, buscavam o material com bastante interesse e criatividade, liam com mais disposição o material pesquisado, e com muita facilidade compreendia o tema que seria abordado. Buscavam informações da professora sobre vários focos do tema escolhido pelo grupo, onde aproveitávamos para desenvolver a consciência da importância do ato ler, da compreensão e interpretação do texto, não só para apresentar um trabalho escolar, mais como fonte de informação e formação de um cidadão crítico. Os alunos usavam a tecnologia que tanto faz parte das suas vidas, como computador, internet, TV, DVD, slide criativos com fotos e conhecimentos dos temas relatados, como estratégias para melhor apresentar o resultado dos seus trabalhos.


5.4. Conclusão do professor referente ao planejamento, execução e avaliação da atividade:

•A partir de um bate papo com a turma onde apliquei a oficina (Os objetivos da leitura: As expectativas e escolhas de textos), observamos uma curiosidade muito grande da turma em conhecer mais sobre alguns temas que estavam sempre na mídia. A partir deste momento comecei a planejar a oficina TP4, proposta pelo gestar II, seção 2, no avançando na prática. Comecei a mobilização do trabalho refletindo com a turma o interesse de pesquisar e conhecer sobre os temas abordados nas nossas conversas. O processo de execução da oficina foi sugerido pelos alunos, após trabalho de pesquisa, produção de slide que culminaria com a apresentação oral dos grupos (seminário). O critério de avaliação baseou-se no desempenho quanto ao cumprimento da proposta, interesse, interação entre os grupos.

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