terça-feira, 24 de novembro de 2009

RELATO DE ATIVIDADE DA CURSISTA- CINTIA

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO EDUCACIONAIS PROGRAMA GESTAR

GESTAR II
2009/2010 RELATO DE ATIVIDADE 1
( Professor Cursista) TP nº.5

Formador: Rita de Cássia
Data:10 /11/2009

1. Identificação do Cursista

Nome: Cíntia de Souza Sampaio Damasceno
Pólo:
Turma (no Gestar):

Escola: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
Disciplina: LPLB

2. Dados realização
Escola: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
Série: 1º ano Turma: 1V06 Quantidade de alunos: 42 Turno: Vespertino
Nome da Atividade: Oficina: Viajando no mundo dos gêneros textuais
TP: 05 Unidade: Seção: Pág.(s): 105
Nomes dos cinco alunos selecionados para a amostragem de desempenho na aprendizagem 1.Rosângela Germano dos Santos
2.Ana Carolina L. dos Santos
3.Hallana Evelyn
4.Taís Santana dos santos
5.Manuela do Vale Souza
Tempo de realização: número de aulas: 4 aulas Quantidade de horas: 3 horas e 20 minutos
Conteúdos trabalhados: Estilo, coesão e coerência

Objetivos da atividade:
Verificar como se constrói a coerência nos textos.
Produzir de forma coerente a coesa a tipologia narrativa.
Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem.
Analisar como se estabelece a unidade de sentido em um texto.


Recursos utilizados:
Textos xerografados, quadro branco, piloto, livro didático.

Estratégias de organização espacial da sala de aula:
Foi utilizado trechos de músicas, para analisar o estilo de cada cantor.
. Execução e avaliação da atividade

5.1. Desenvolvimento:

I ETAPA
•Sensibilização: A sala foi dividida em grupos e cada um recebeu um trecho de música para cantar e analisar o estilo musical de cada texto.


II ETAPA
•Após a sensibilização cada grupo produziu um trecho de uma paródia, em seguida todos cantaram o texto produzido.
•A partir da produção foi feito um estudo sobre estilo, coesão e coerência.

II ETAPA
•Após a socialização das paródias, cada grupo recebeu um texto narrativo “O Natal na Barca”, com algumas lacunas para serem preenchidas com a s idéias dos alunos de forma coesa e coerente.
•Antes de iniciar a leitura e produção, realizamos um estudo dos elementos da narrativa e um estudo sobre o que é coerência, para que os alunos pudessem dar continuidade ao texto com segurança.
•A partir do estudo, cada grupinho realizou a sua atividade de produção do texto narrativo.

IV ETAPA
•A socialização foi feita a partir da leitura dos textos de cada grupo.
•Em seguida, foi analisado se os parágrafos produzidos tinham coerência com o texto como um todo.

5.2. Reflexões críticas do professor sobre a atividade desenvolvida:

A atividade do avançando na prática, foi desenvolvida de maneira prazerosa, pois o trabalho com estilo e coerência foi realizado a partir de músicas, textos que atraem o alunado por fazer parte do seu
cotidiano.
Por essa questão, percebi que houve muito interesse por parte dos grupos nas realizações das atividades propostas, atingindo assim, os objetivos previstos.

5.3. Avaliação crítica sobre as estratégias utilizadas pelos alunos para a realização da atividade:
A atividade de leitura e escrita foi realizada em grupo e houve muita interação entre os alunos, pois as produções foram desenvolvidas de forma criativa e organizada, procurando utilizar a coesão e coerência nos textos produzidos em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário