terça-feira, 17 de novembro de 2009

Relato de atividade da cursista- Vilma Cristina

GESTAR II
2009/2010 RELATO DE ATIVIDADE TP nº. 3

Formador: Rita de Cássia Rodrigues Souza
Data: 29/09/2009

1.Identificação do Cursista

Nome: Vilma Cristina Silva dos Santos
Polo: Itaberaba
Turma (no gestar): II

Escola: Colégio Estadual Liberdade
Disciplina: Língua Portuguesa
2. Dados realização
Escola: Colégio Estadual Liberdade
Série: 8ª Turma: G Nº de alunos: 44 Turno: Matutino
Nome da Atividade: Trabalhando com gêneros Textuais
TP: 3 Unidade: 10 Seção: 1 Pág.(s): 55 a 67

Nomes dos cinco alunos selecionados para a amostragem de desempenho na aprendizagem.
1. Andresa Batista Gomes
2 Carla Souza Alves
3. Dilvania Santos Sena
4. Jessika Andrade
5. Jordana da S. Pedreira
Tempo de realização: nº de aulas: 03 Quantidade de horas: 3h/aulas
Conteúdos trabalhados: Gênero Literário e Não Literário
Objetivos da atividade: Ajudar os alunos a reconhecer e caracterizar os gêneros literários e não literário.
Recursos utilizados: Jornais, textos xerocados, revistas, canetas, lápis, piloto, Lousa, máquina fotográfica.
Estratégias de organização espacial da sala de aula: Os alunos estavam divididos em grupos, sentados em círculos, entre cinco e seis alunos por grupos.
2.7. O professor solicitou dos alunos avaliação crítica, por escrito, da atividade realizada.
2.8. A apresentação da atividade escrita (relato) revela organização, clareza e objetividade do professor.
2.9. O professor tece uma avaliação crítica do desempenho apresentado pelos alunos, comentando as estratégias utilizadas por esses para o alcance do objetivo da proposta.

3 - Execução e avaliação da atividade

5.1. Desenvolvimento:

• Iniciamos as nossas atividades escrevendo na lousa os nomes: Gêneros textuais, gênero literário e não-literario.
• Abrimos um questionamento oral, como forma de verificarmos o domínio e o conhecimento prévio dos alunos sobre o que seriam textos literários e não-literários.
• Mediamos à dinâmica do “Abraço” como forma de integração entre os alunos e pedimos para juntar-se a cinco ou seis colegas que mais tinham afinidades. Desta forma, acreditamos que trabalhando em grupo, com os colegas afins, o trabalho flui positivamente, conscientizando da necessidade de trabalharmos também com os demais colegas, pois é uma ótima forma de trocarmos conhecimentos. Assim, formaram-se os oito grupos para a produção do trabalho.
• Foram distribuídos oito textos de gêneros literários e não-literários, entre eles: Classificado de jornais, Horóscopo, noticia de jornais, reportagem, anúncio e poemas. Cada grupo ficou com um texto. Os alunos fizeram à leitura dos textos, e em seguida produziu seus gêneros textuais de acordo o gênero trabalhado pelo o grupo.
• Na aula seguinte socializaram suas atividades e produções para a turma, explicando que tipo de gênero se tratava o seu trabalho, mostrando as características e identificando como gênero literário ou não literário.

5.2. Reflexões críticas do professor sobre a atividade desenvolvida:

• O trabalho com gênero Literário e não-literario foi prazeroso, percebemos um desenvolvimento na aprendizagem dos alunos. Sabemos que todo o processo de ensino-aprendizagem deve estimular a sensibilidade e a afetividade, o autoconhecimento, como forma de melhor predispor o aluno para a apropriação de conhecimento, tornando o estudo mais significativo, além de contribuir para o desenvolvimento do senso estético. A ênfase sobre gênero literário e não-literario se justifica pelo fato de considerarmos que esses textos favorecem a inferência, a percepção de subentendidos, a compreensão e interpretação dos jogos de palavras, as escolhas de linguagem que constroem estilos. Trabalhar com estes gêneros textuais são também estratégias de leitura que incentivam o hábito de ler como forma constante nas suas vidas, assim, construindo competências e habilidades na formação de bons leitores.

5.3. Avaliação crítica sobre as estratégias utilizadas pelos alunos para a realização da atividade:
• Observamos a participação dos alunos e a interação entre os membros dos grupos e percebemos bastante interesse, produzindo suas atividades de forma bem dinâmica. As estratégias que os alunos usaram foram interessantes, pois diagnosticamos que eles traziam assuntos trabalhados em outras disciplinas, como por exemplo, geografia e transformavam no tema do gênero textual que o seu grupo trabalhava. Neste momento sentimos uma interdisciplinaridade nas oficinas e que veio ajudar bastante a ampliar os conhecimentos dos alunos em relação a nossa proposta que é saber identificar um gênero literário do não literário.

5.4. Conclusão do professor referente ao planejamento, execução e avaliação da atividade:

•Quando estou planejando as minhas aulas de língua portuguesa, eu sempre penso em aula mais dinâmica possível, pois sabemos que o processo de ensino-aprendizagem deve estimular a sensibilidade e a afetividade dos nossos alunos, pois é a única forma para que eles possam participar das atividades, pois afinal, estamos no mundo da globalização e a internet está ai facilitando tudo para nossos alunos. Foi com este pensamento que planejei a oficina de gênero textual literário e não literário. Estes textos, com todos os seus estilos e jogos de palavras, favorecem bastante para o trabalho de leitura, interpretação e produção textual.
•A execução da oficina obteve um resultado muito bom, de forma dinâmica onde todos se envolveram com muita alegria e vontade de adquirir o conhecimento deste assunto.
•A partir da análise das produções textuais, do empenho dos alunos, da forma de apresentação dos grupos na socialização e discussão do trabalho, percebemos que os alunos conseguiram interpretar os textos e distinguir um gênero literário do não-literario, avaliando assim, a oficina TP3 de gêneros textuais como uma ótima estratégia para trabalhamos nas nossas aulas de língua portuguesa, obtendo bons resultados.

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