sábado, 7 de novembro de 2009

Relato de atividade do cursista

GESTAR II

2009/2010

RELATO DE ATIVIDADE

TP nº. 03

Formador: Rita de Cássia Rodrigues

Data: 29/09/09

1. Identificação do Cursista

Nome: Cenira Oliveira Araújo

Polo: Itaberaba

Turma (no gestar): 01

Escola: Colégio Estadual Liberdade

Disciplina: Português

2. Dados realização

Escola: Colégio Estadual Liberdade

Série:

Turma: C

Nº. de alunos: 42

Turno: Matutino

Nome da Atividade: Gênero literário e não-literário

TP: 03

Unidade: 10

Seção: 1

Pág. (s): 56 – 67

Nomes dos cinco alunos selecionados para a amostragem de desempenho na aprendizagem.

1. Adriele

2. Elizandra

3. Jádyson Melo Simas

4. Natália

5. Thamires Lima

Tempo de realização: nº. de aulas: 05

Quantidade de horas: 04:10

Conteúdos trabalhados: Gêneros textuais

Objetivos da atividade:

▪ Pesquisar e classificar gêneros textuais encontrados em jornais.

▪ Distinguir gênero literário de não literário.

▪ Transformar um texto literário em um texto não literário.

Recursos utilizados: jornal, papel sulfite, piloto, lousa, caneta, lápis grafite e de cor, canetas hidrográficas.

Estratégias de organização espacial da sala de aula: carteiras em semicírculo e, num canto, mesa com exemplares de jornal.







3. Parecer do formador

CRITÉRIOS

APRIMORAR

2.1. A atividade escolhida integra o material do GESTAR do TP ou da oficina trabalhada.


2.2. Na descrição da atividade, o professor revela preocupação em mobilizar os conhecimentos prévios sobre o assunto que será tratado.


2.3. Foram introduzidas, nas atividades apresentadas, reflexões críticas do professor sobre o Avançando na Prática / Socializando o Conhecimento desenvolvido: aplicabilidade (adequação à série), conteúdo, objetivo e procedimentos.


2.4. As instruções e os procedimentos descritos pelo professor na atividade estão bem detalhados e claros, facilitando o entendimento do aluno.


2.5. O professor faz uso e adequação da atividade à série atentando para o objetivo e o contexto dos alunos.


2.6. O professor solicitou dos alunos relato, por escrito das estratégias da atividade realizada.


2.7. O professor solicitou dos alunos avaliação crítica, por escrito, da atividade realizada.


2.8. A apresentação da atividade escrita (relato) revela organização, clareza e objetividade do professor.


2.9. O professor tece uma avaliação crítica do desempenho apresentado pelos alunos, comentando as estratégias utilizadas por esses para o alcance do objetivo da proposta.


Assinatura do formador:

Data:

4. Observações do formador

















5. Execução e avaliação da atividade

5.1. Desenvolvimento:

A atividade aconteceu em três dias (04h10min h/aula). No primeiro dia, iniciamos a aula com uma conversa informal sobre suposições sobre textos literários e não literários; depois falamos sobre a importância do jornal no dia a dia das pessoas, sobre os tipos de textos que encontramos no jornal, os quais foram listados na lousa e tentamos classifica-los como literários e não literários.

Em seguida foi desenvolvida a dinâmica para formação dos grupos de trabalho (ver anexo). Depois de formados os grupos foi distribuído um exemplar de jornal para cada um para que selecionassem os tipos de texto discutidos e outros mais que os interessassem.

Após essa seleção os textos foram colados em folha de papel sulfite e caracterizados: tipo de texto, objetivo e destinatário.

No segundo dia o trabalho foi desenvolvido utilizando a mesma formação grupal da aula anterior.

Foram sorteadas cópias de textos como: notícia, reportagem, classificados, horóscopo, entrevista e uma cópia do “Poema tirado de uma notícia de jornal” de Manoel Bandeira.

Primeiramente lemos e comentamos o poema, fazendo uma relação entre a estrutura da poesia e da notícia jornalística; comentamos sobre a suposta vida da personagem, abordando temas como moradia, solidão, alcoolismo; levantamos hipóteses acercado fato: acidente ou suicídio?

Depois solicitei que lessem e analisassem o texto sorteado por cada grupo e escolhessem uma forma de texto literário para transformar, tal qual Manoel Bandeira, ou produzissem um com as mesmas características.

Depois das produções prontas foram socializadas para que todos pudessem ter acesso ao trabalho de toda a turma.

Ainda pegando um gancho na atividade, propus no terceiro dia de trabalho a produção de um texto jornalístico: uma notícia, a qual poderia ser fictícia ou verídica, com direito a ilustração e tudo.

Como o tempo estava curto, vi que não daria para o registro escrito da avaliação crítica quanto às estratégias utilizadas na realização das atividades, orientei sobre o tipo de texto que iriam produzir e pedi que fizessem em casa e trouxessem no primeiro dia letivo.

Mas sobrou um tempinho... Foi distribuído o material para uma avaliação rápida do trabalho realizado nos três dias envolvendo o jornal.

5.2. Reflexões críticas do professor sobre a atividade desenvolvida:

O trabalho de identificação dos gêneros literário e não literário é importante para orientar o leitor no objetivo da sua leitura. Ler o quê? Para quê? Ele irá buscar sua fonte de leitura de acordo à sua necessidade no momento. Ler para informar-se sobre algo, ler para instruir-se, ler para divertir-se.

São identificados através da classificação por um conjunto de fatores que não podem ser considerados isoladamente, mas dependendo da função maior que um texto exerce na interação, sua classificação pode variar. Os textos considerados literários põem, geralmente, em ressalva, o plano da expressão, da sonoridade, do jogo de imagens, já os textos não-literários (funcionais ou utilitários) têm como finalidade maior a informação (informar, convencer, explicar, responder, ordenar, etc.).

Portanto, acredito que, ao trabalhar com os gêneros textuais, despertou-se nos alunos a consciência de que nos comunicamos por textos, por gêneros, e não simplesmente por palavras isoladas, que exercemos nosso trabalho na linguagem quando construímos nossos próprios textos a partir de escolhas lingüísticas que condizem com a nossa história de vida, experiências e propósitos.

Piadas, anúncios, poemas, romance, carta de leitor, notícia, biografia, requerimento, editorial, palestra, receita... São muitos os gêneros de texto que circulam por aí. São as situações que definem qual utilizar.

5.3. Avaliação crítica sobre as estratégias utilizadas pelos alunos para a realização da atividade:

De acordo aos relatos escritos pelos alunos pude observar que a oficina agradou praticamente a todos, apesar do barulho provocado por alguns durante a execução das atividades.

Avaliaram e relataram sobre as atividades desenvolvidas e sugeriram fossem realizadas outras oficinas como essa.

5.4. Conclusão do professor referente ao planejamento, execução e avaliação da atividade:

Quanto ao planejamento da atividade foi tranquilo. Não encontrei dificuldades, pois já faço trabalhos desse tipo nas turmas em que leciono.

Encontrei obstáculos na execução, tais como: a falta de um espaço apropriado – não deu para arrumar previamente por se tratar de um espaço coletivo; o barulho produzido por conta da reforma da escola interferiu bastante no momento da execução das atividades; o atropelo das avaliações finais – estamos concluindo a segunda unidade, ainda, entre outros. Mas, mesmo assim, consegui alcançar de forma satisfatória o objetivo almejado.

Avaliei, assim como meus alunos, como positiva, proveitosa, dinâmica, e com gosto de quero mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário