GESTAR II 2009 - PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM
RELATÓRIO DA OFICINA TP4
Por Rita de Cássia Rodrigues Souza
Professora Formadora de Língua Portuguesa
Formadora da UNB: Rosa Maria Olimpio
DIREC 18
Itaberaba – BA
GESTAR II - Língua Portuguesa
Oficina TP4 Unidade 14
TEMA: LETRAMENTO
Data- 29/09/2009
Inicio as 08h10min
Duração: 240 minutos
Roteiro da Oficina:
1- Acolhida
2- Relatos de experiência
3- Sensibilização
4- Formação de grupos
5- Vivenciando situações sócio-comunicativas
6- Socialização
7- Leitura de referencia do texto
8- Avançando na prática
9- Elaboração de atividade didática
10- Sistematização
11- Mobilização para a próxima oficina
12- Diário de bordo
Objetivo: Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.
.
Acolhida: Recepcionei os cursistas abrançando-os e entregando-lhes o poema “É preciso ler” de Almir Medeiros desejando-lhes boas vindas. Os poemas foram xerocados e colados em papel dupla face de cores diferentes para facilitar as divisões dos grupos de estudos durante a oficina e com uma bala presa.
Desenvolvimento da Oficina:
Iniciei a oficina com a apresentação do slide com o poema “É preciso ler” e após uma breve reflexão sobre o poema, fiz a leitura do Roteiro da oficina explicando-lhes o objetivo da mesma. Em seguida entreguei-lhes o diário de bordo com as devidas observações sobre o preenchimento do mesmo. A sala já estava ornamentada com cartazes confeccionados com materiais diversos como embalagens de produtos de supermercado; fichas de inscrição do ENEM; contas de energia; etiquetas com preços; plaquetas com preços e valor de parcela; fichas de RDV, um cartaz com a Matriz de Referência de Língua Portuguesa, um pequeno cartaz com o poema: O que é Letramento? Extraído do livro Letramento: um tema em três gêneros de Magda Soares página 40... Mas uma vez este detalhe provocou entusiasmo e curiosidade aos cursistas. Pedi que observassem o material exposto e fiz-lhes alguns questionamentos.
Dando seqüência a oficina, pedi que alguns cursistas relatassem o “Avançando na Prática” realizado em sala de aula do TP3. Momento muito significativo na oficina, pois percebia a felicidade deles ao relatarem como fizeram e a importância de aplicar em sala de aula uma metodologia nova. Segundo alguns relatos os alunos também elogiaram o professor e a atividade aplicada. Para sensibilizá-los distribuí a cópia com a letra da música “Meu caro amigo” de Chico Buarque e exibí o slide com o clipe da música. Após a apreciação houve alguns minutos de discussões muito pertinentes.
Orientei-os para que formassem grupos de estudos para vivenciar as situações sócio-comunicativas propostas a partir das fichas contendo o comando de eventos sociais como:
· Conversa entre um consumidor e um funcionário da Companhia de energia – Coelba – solicitando explicações sobre o alto preço da conta;
· Duas consumidoras que se enganam com o preço de uma mercadoria dividida em prestações, pensando que a prestação é o valor total do produto.
· Dois professores discutindo o preenchimento de uma RDV.
Após as devidas orientações sobre o objetivo de cada apresentação eles discutiram entre si, organizaram-se e apresentaram em forma de uma breve dramatização. Em seguida cada grupo fez suas considerações dentro da perspectiva do letramento relacionando as características, finalidades, possíveis intenções do locutor, linguagem e outras situações mais do uso da língua de acordo com a vivência dramatizada.
Convidei-os a conhecer as aulas 6 (página 27) e 8 (página 34), unidade 13, do AAA4, versão do professor e expliquei-lhes que eram uma boa sugestão para aplicar em sala de aula. Entreguei-lhes a matriz de referência de Língua Portuguesa comunicando-lhes que a usaríamos em todas as oficinas. E orientei-os a fazerem a leitura do texto de referência das páginas 54 e 55 em trios e após a leitura houve a discussão coletiva das questões 3 e 4 da página 55 e 1 e 2 da página 56. Em seguida fiz a conferência dos “Avançando na Prática” do TP4 juntamente com os cursistas com as devidas observações sobre a proposta do letramento. Os grupos fizeram a leitura do poema “Cidadezinha qualquer” da página 97 do TP4 e planejaram a exploração do poema para uma serie do ensino fundamental.
A sistematização do tema da oficina foi muito importante, pois os cursistas participaram ativamente com suas contribuições e tirando suas duvidas sobre letramento e alfabetização; conceitos de analfabetismo; alfabetismo, letrado; iletrado; e o processo de letramento. Para enriquecer as discussões, que foram bastante pertinentes, usei dois slides sobre letramento. Discutimos também sobre os procedimentos, estratégias e objetivos da leitura com base no texto “Para compreender... antes da leitura” de Isabel Sole.
Nos últimos momentos da oficina exibí o slide com imagens e palavras e houve uma breve discussão a respeito das imagens relacionando-as a construção do portfólio. Antes de recolher o diário de bordo comuniquei-os sobre as data de entrega das atividades propostas como o relatório dos avançando, o projeto e a data do próximo encontro e todos os cursistas reclamaram, pois acharam que era muita atividade proposta para ser entregue. Contornei a situação mostrando-lhes que estas datas já estavam agendadas e mostrei-lhes no cronograma de 2009. Conseguí acalma-los por um momento, pois ainda reclamaram dizendo que havia muitos trabalhos para concluí para entregar como o relatório dos avançando, o projeto e o portfólio.
Recolhí o diário de bordo, não leram, pois o tempo já estava extravasado. Marquei a próxima oficina, despedimo-nos, finalizando assim este encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário