quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICiNA DO TP5

GESTAR II 2009 - PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RELATÓRIO DA OFICINA DO TP5

Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza

Professora formadora da UNB: Rosa Maria Olimpio

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II

DIREC 18

Itaberaba – BA

GESTAR II - Língua Portuguesa

Oficina TP 5 Unidade 18

Assunto: Coerência textual

Data- 20/10/2009

Horário: 08h15 min

Carga Horária :240 min

Roteiro da Oficina:

1- ACOLHIMENTO

2- SENSIBILIZAÇÃO

3- FORMAÇÃO DE GRUPOS

4- LEITURA DOS TEXTOS DE REFERÊNCIA

5- LEITURA E ANÁLISE DE ATIVIDADE DO TP

6- AVANÇANDO NA PRÁTICA

7- APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS

8- SISTEMATIZAÇÃO

9- MOBILIZAÇÃO PARA A PRÓXIMA OFICINA

10- AVALIAÇÃO

Objetivo da Oficina: Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos.

ACOLHIDA: No momento da acolhida, o slide com a mensagem não abriu, então fiz a leitura da mensagem e todos os cursistas acompanharam-na, pois tinha em mãos a cópia da mesma.

Desenvolvimento da Oficina

Ao sensibilizar os cursistas para a atividade de estilo e coerência Por que o frango atravessou a estrada?” convidei-os a observarem a imagem do frango no cartaz com o texto em fragmentos. Após analisarem o cartaz e fazerem os comentários, mostrei-lhes o slide (anexo 2) e fiz-lhe alguns questionamentos sobre a imagem do frango. Distribuí aleatoriamente as partes do texto "Era uma manhã de domingo” (anexo3) e pedi que fizessem a leitura da forma como receberam, depois os orientei para que organizasse em grupo o texto de forma coerente e cada grupo fizesse a apresentação. Em seguida trabalhei com o slide (anexo 4) com a leitura em tom de suspense. Foi um momento muito interessante, pois eles gostaram muito e participaram ativamente respondendo, demonstrando conhecimento do discurso, do contexto em que foram usadas determinadas palavras das respostas, acertando assim, no primeiro momento, o autor da resposta.

Para formar os grupos fiz a distribuição dos fragmentos dos estilos variados de música. Alguns cursistas cantaram e discutiram sobre cada estilo, as marcas reconhecidas, o que os facilitou para perceberem que os estilos são diferentes e quem era o autor/cantor do fragmento.

A sala já estava previamente decorada com cartazes com imagens de diversidades de estilos e situações de incoerências, CDs de vários estilos de músicas, cartaz com a foto do frango e fragmentos do texto "Era uma manhã de domingo”.

As discussões a partir do texto de referência foram bastante pertinentes, pois refletimos sobre o papel que as palavras desempenham no discurso, nestes aspectos lingüísticos discutimos e debatemos a substituição de substantivos por pronomes, substantivos e advérbios resumindo idéias que articulam, compõem a cadeia coesiva que para o discente a nomenclatura não é muito importante, mas é necessário que o aluno reconheça algumas idéias expressas de diferentes maneiras e estão ligadas por laços lingüísticos que orientam a tessitura do texto. E uma vez elaborado deverá subsidiar o aluno com pistas para que ele dê continuidade de idéias ao (re) construir adequadamente o papel de leitor. Confirmando assim, o que diz a autora Maria Luiza M. Sales Coroa: “Cada frase, cada palavra de um texto tem seu papel na construção de uma harmonia que será percebida na leitura ou na recepção desse texto”. (TP5, pág.70)

Convidei os cursistas a analisarem o TP5 página 77, atividade 4 e orientei-os para que observassem os aspectos relacionados à coerência como conhecimentos prévios, pistas textuais, gêneros. Cada grupo analisou também 01 avançando do TP5 identificando o objetivo, conteúdo, adequação de série, tópico e descritor contemplados. Após as apresentações dos grupos dessa atividade, comentei sobre o Avançando da página 105 e a página 50 do AAA5 versão do professor, destacando o tópico e os descritores contemplados em ambos.

Alguns cursistas relataram suas experiências com muito entusiasmo e segundo eles os alunos estão bastante animados com as metodologias aplicadas nas atividades dos Avançando em sala de aula. Sugeriram que devem trabalhar com diversas leituras prévias em sala de aula e depois aplicarem a atividade Por que o frango atravessou a estrada?” Pois, dessa forma não terão grandes dificuldades em reconhecer que são os autores das respostas de acordo com o tema abordado e/ ou palavra chave na resposta.

Retomei as discussões ocorridas ao longo da oficina numa breve discussão sobre estilo, coerência e coesão na tessitura dos textos a partir do uso dos slides de 1 a 9 do anexo 6, de acordo com alguns “Resumindo” do TP5, concluindo com algumas concepções citadas pelos cursistas sobre coerência textual, conhecimentos prévios que o leitor deve ter para a construção e entendimento do texto. De modo, a construir, uma intertextualidade e utilizar a linguagem verbal, e não verbal a associar análises, significados, elementos sintagmáticos ao decorrer das atividades propostas seja em textos textos orais ou escritos.

O momento final foi muito importante, pois os cursistas apresentaram os mais diversos argumentos possíveis e já se sentiram motivados e curiosos para a próxima oficina. Finalmente as avaliações da oficina, onde eles expressaram o que aprenderam e também os pontos positivos e negativos.

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