GESTAR II 2009 - PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
RELATÓRIO DA OFICINA DO TP5
Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza
Professora formadora da UNB: Rosa Maria Olimpio
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
DIREC 18
Itaberaba – BA
GESTAR II - Língua Portuguesa
Oficina TP 5 Unidade 18
Assunto: Coerência textual
Data- 20/10/2009
Horário: 08h15 min
Carga Horária :240 min
Roteiro da Oficina:
1- ACOLHIMENTO
2- SENSIBILIZAÇÃO
3- FORMAÇÃO DE GRUPOS
4- LEITURA DOS TEXTOS DE REFERÊNCIA
5- LEITURA E ANÁLISE DE ATIVIDADE DO TP
6- AVANÇANDO NA PRÁTICA
7- APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS
8- SISTEMATIZAÇÃO
9- MOBILIZAÇÃO PARA A PRÓXIMA OFICINA
10- AVALIAÇÃO
Objetivo da Oficina: Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos.
ACOLHIDA: No momento da acolhida, o slide com a mensagem não abriu, então fiz a leitura da mensagem e todos os cursistas acompanharam-na, pois tinha em mãos a cópia da mesma.
Desenvolvimento da Oficina
Ao sensibilizar os cursistas para a atividade de estilo e coerência “Por que o frango atravessou a estrada?” convidei-os a observarem a imagem do frango no cartaz com o texto
Para formar os grupos fiz a distribuição dos fragmentos dos estilos variados de música. Alguns cursistas cantaram e discutiram sobre cada estilo, as marcas reconhecidas, o que os facilitou para perceberem que os estilos são diferentes e quem era o autor/cantor do fragmento.
A sala já estava previamente decorada com cartazes com imagens de diversidades de estilos e situações de incoerências, CDs de vários estilos de músicas, cartaz com a foto do frango e fragmentos do texto "Era uma manhã de domingo”.
As discussões a partir do texto de referência foram bastante pertinentes, pois refletimos sobre o papel que as palavras desempenham no discurso, nestes aspectos lingüísticos discutimos e debatemos a substituição de substantivos por pronomes, substantivos e advérbios resumindo idéias que articulam, compõem a cadeia coesiva que para o discente a nomenclatura não é muito importante, mas é necessário que o aluno reconheça algumas idéias expressas de diferentes maneiras e estão ligadas por laços lingüísticos que orientam a tessitura do texto. E uma vez elaborado deverá subsidiar o aluno com pistas para que ele dê continuidade de idéias ao (re) construir adequadamente o papel de leitor. Confirmando assim, o que diz a autora Maria Luiza M. Sales Coroa: “Cada frase, cada palavra de um texto tem seu papel na construção de uma harmonia que será percebida na leitura ou na recepção desse texto”. (TP5, pág.70)
Convidei os cursistas a analisarem o TP5 página 77, atividade 4 e orientei-os para que observassem os aspectos relacionados à coerência como conhecimentos prévios, pistas textuais, gêneros. Cada grupo analisou também 01 avançando do TP5 identificando o objetivo, conteúdo, adequação de série, tópico e descritor contemplados. Após as apresentações dos grupos dessa atividade, comentei sobre o Avançando da página 105 e a página 50 do AAA5 versão do professor, destacando o tópico e os descritores contemplados em ambos.
Alguns cursistas relataram suas experiências com muito entusiasmo e segundo eles os alunos estão bastante animados com as metodologias aplicadas nas atividades dos Avançando em sala de aula. Sugeriram que devem trabalhar com diversas leituras prévias em sala de aula e depois aplicarem a atividade “Por que o frango atravessou a estrada?” Pois, dessa forma não terão grandes dificuldades em reconhecer que são os autores das respostas de acordo com o tema abordado e/ ou palavra chave na resposta.
Retomei as discussões ocorridas ao longo da oficina numa breve discussão sobre estilo, coerência e coesão na tessitura dos textos a partir do uso dos slides de
O momento final foi muito importante, pois os cursistas apresentaram os mais diversos argumentos possíveis e já se sentiram motivados e curiosos para a próxima oficina. Finalmente as avaliações da oficina, onde eles expressaram o que aprenderam e também os pontos positivos e negativos.
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