sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA DO TP6

GESTAR II 2009 - PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RELATÓRIO DA OFICINA DO TP6



Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza
Formadora – UNB: Rosa Maria Olimpio
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
DIREC 18
Itaberaba – BA

GESTAR II - Língua Portuguesa

Oficina TP 6 Unidade 22
Assunto: Argumentação
Data- 10/11/2009
Horário: 08h15min
Carga Horária: 240

Roteiro da Oficina:

1- Apresentação de objetivo e roteiro/ Relato de experiência
2- Acolhimento
3- Sensibilização
4- Vivenciando a argumentação
5- Fundamentação teórica
6- Planejamento de Escrita
7- Formação de grupos
8- Atividade de Produção Textual
9- Mobilização para a próxima oficina.
10- Avaliação

Objetivo da Oficina: Refletir sobre os tipos de argumentação e identificar estratégias relacionadas ao planejamento de escrita de textos.


Após as boas vindas aos cursistas, apresentei o objetivo e o roteiro da oficina do TP6. Solicitei que relatassem os Avançando na Prática do TP5 realizado em sala de aula e aqueles que ainda não realizaram o Avançando do TP5 fizessem o relato do TP anterior que já havia realizado. Foram relatos muito interessantes, pois segundo os cursistas ao realizarem o Avançando na sala de aula já vêem o resultado, pois os alunos participam ativamente e até comentam que seria muito bom se os professores das outras matérias trabalhassem com metodologias usadas pelos professores de Língua Portuguesa. Segundo os professores cursistas os alunos são sinceros, quando dizem que todas as disciplinas deveriam trabalhar novas estratégias em sala de aula, pois realmente são aulas diferentes de acordo com os objetivos do Gestar e sendo um trabalho sistematizado contribui para a aprendizagem do aluno. Recolhi as atividades dos Avançando. E por motivos superiores, como avaliações internas da Unidade Escolar, projetos e outros, sugeri que os cursistas que não ainda realizaram o Avançando do TP5, que se organizem e façam durante a próxima semana.


ACOLHIDA: Infelizmente no momento da acolhida, por está usando um computador com programas antigos, não consegui fazer uso do slide do anexo 1. Fiz um breve comentário sobre o slide com a participação dos cursistas. Os slides para análise das imagens para construção do texto publicitário também não abriram, portanto mais uma vez tive que improvisar idéias de imagens e pedi que os cursistas visualizassem na mente as imagens que ia descrevendo para que a partir delas produzissem o texto solicitado. Após as produções foram feitas as apresentações e discussões sobre o tipo de argumentação usada.

Desenvolvimento da Oficina:


Após as discussões, exibi o slide do anexo 5 “Quem você salvaria?” para realizar a dinâmica e vivenciar a argumentação e durante a socialização dos grupos refletimos como foi feita a escolha , se foi fácil decidir sobre quem levaria naquele momento, o que foi usado como prioridade para tomar tal decisão e qual tipo de argumento foi usado?
Orientei para que os grupos lessem e o “Texto de referência” das páginas 50, 60 e 61 e discutissem sobre o tipo de argumento que usaram na dinâmica anterior. Socializaram as discussões do grupo e discutiram coletivamente as questões 2 e 4 do TP 6 do Texto de referência. As discussões durante esta oficina foram ótimas, entretanto a maiorias dos slides não abriram. Retomei o texto produzido no início da oficina e refletimos sobre o processo de construção do mesmo com questionamentos relevantes sobre a metodologia usada em sala de aula, no momento, das produções textuais:
•Para quem escrevo? (interlocutores)
•Por que escrevo? (objetivo)
•O que escrevo? (assunto)
•Como escrevo? (modo de dizer - linguagem)
•Que gênero escolho?

Foram ótimas as discussões que surgiram após estes questionamentos, pois os cursistas concluíram, que é importante identificar e analisar tipos de argumentos que sustentam uma argüição textual e a qualidade da mesma. E, que é necessário utilizar metodologias adequadas para atingir o objetivo de ler e escrever para aprender.
Distribuí as fichas para a formação de grupos, as comandas e as figuras de uma casa: planta alta e baixa e a fachada da casa para análise e produção de um texto usando argumentos que sejam capazes de convencer os respectivos interessados como: um cliente que quer comprar a casa, uma dona de casa que conta para uma amiga sobre a casa que comprou, um arquiteto que descreve para o cliente a casa que projetou. Após as produções os grupos fizeram a socialização.
Com a apresentação e leitura da declaração de amizade do anexo 10 mobilizei a turma para a próxima oficina. Entreguei-lhes a ficha para a realização da avaliação da oficina, recolhi e despedimos-nos com o compromisso de chegar no horário previsto para o bom funcionamento da oficina.

Obs.: A participação de todos durante a oficina foi muito positivo. O negativo são os materiais tecnológicos como computador e data show que na maioria das vezes não funcionam adequadamente.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário