GESTAR II 2009 PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM
RELATÓRIO DA OFICINA PEDAGOGIA DE PROJETOS
Por Rita de Cássia Rodrigues Souza
Professora Formadora de Língua Portuguesa
Formadora – UNB: Rosa Maria Olimpio
DIREC 18
Itaberaba – BA
GESTAR II - Língua Portuguesa
Oficina Pedagogia de Projetos
Data- 28/08/2009
Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza
Roteiro da Oficina:
1. ACOLHIMENTO
2. DINÂMICA DA VIAGEM
3. FORMAÇÃO DE GRUPOS
4. MOMENTO DE ESTUDO
5. SOCIALIZAÇÃO
6. SISTEMATIZAÇÃO
7. PROBLEMAS E TEMÁTICAS
8. ORIENTAÇÕES SOBRE PROJETO
9. AVALIAÇÃO
10. ENCERRAMENTO
Objetivo da Oficina: Discutir as etapas e elaboração de um projeto.
A sala foi previamente organizada antes do início da oficina. Coloquei um pé grande direito na entrada da sala. Exposto no flip-chart o roteiro da oficina em local bem visível. Uma mesinha com o poema “Renova-te” de Cecília Meireles recortado e colado em papel dupla face de várias cores e com uma bala presa no poema.
Acolhida:
À medida que os professores cursistas iam chegando eram saudados e entregava-lhes o poema “Renova-te”. Iniciei a oficina às 08h15min (oito horas e quinze minutos, tenho um pouco de tolerância com o início da oficina porque veem professores de outras localidades) com a leitura e reflexão do poema, momento muito significativo nesta oficina, pois todos os cursistas fizeram suas considerações a respeito da mensagem do poema. Em seguida foi feita a leitura do roteiro da oficina.
Desenvolvimento da Oficina
Para a realização da “Dinâmica da Viagem” distribui para cada cursista miniaturas de malas confeccionadas por mim em papel dupla face de cores diferentes e coloquei dentro delas cinco pedaços de papel e um hidrocor e pedi-lhes que escrevessem os cincos sonhos mais importantes de sua vida. E comecei os passos da dinâmica com a descrição da viagem:
· Faremos uma viagem e esses sonhos serão nossa bagagem, pois faremos uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida. Iremos para outro país numa longa jornada.
· Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa, temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria? Rasgue-o.
· Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outro sonho de lado, ficamos somente com três. Qual sonho foi abandonado? Rasgue-o.
· Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a correr atrás de nós, para nos atacar, e para escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois. Rasgue-o.
· Após um caminho tortuoso até entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com um sonho. Qual deixamos? Rasgue-o.
No momento da sensibilização fiz alguns questionamentos a respeito das dificuldades em abandonar os sonhos e relacionei a dinâmica com a construção de um projeto de maneira geral. A conclusão da dinâmica foi feita com a leitura e reflexão do texto “Malas prontas” de Anna Carolina Daltro Sampaio.
Para o momento de estudo, os grupos foram formados a partir das palavras que estavam previamente destacadas no texto “Malas Prontas” (trajetória, dificuldade, tropeços, transformação e cobrança). Distribui a apostila de Nilbo Nogueira “Etapas de um projeto” – Pedagogia de Projetos e expliquei-lhes as atribuições do grupo: ler e refletir sobre um trecho do capítulo; registrar as idéias mais significativas em folha para flip chart e no final socializar as conclusões para os demais grupos. Após a socialização dos grupos e discussões, ressaltei sobre a importância da Pedagogia de Projetos, o que é realmente um projeto, como se faz um projeto, as ações e consequentemente as articulações destas, conforme o teórico Nilbo Nogueira e logo após, enfatizei os Objetivos da Pedagogia de Projetos, fiz também algumas abordagens sobre as características de um projeto (anexo 04 da oficina de projetos).
Com o objetivo de exercitar a construção de um projeto fiz alguns questionamentos sobre os problemas evidentes no âmbito das escolas. Dei oportunidade para que os cursistas se expressassem oralmente. Em seguida fiz a distribuição do texto “Elaborando um projeto pedagógico” (anexo 05 da oficina de projetos) e um quadro para preenchimento pelo grupo sinalizando uma problemática comum às escolas, uma temática e uma possível ação. Após a socialização dessa atividade, combinei com os cursistas que em casa ou no horário de seu AC deveriam construir o projeto. Foram distribuídas as orientações para elaboração de um projeto os anexos: 07 – Etapas para o Projeto GESTAR II e o anexo 08 – Apresentação do Projeto. E para a avaliação da oficina entreguei uma ficha em forma de pezinho (anexo 09 da oficina de projetos) com o seguinte questionamento: O que a oficina propiciou para que você dê o primeiro passo na construção de um projeto?
Orientei os cursistas para que socializassem suas avaliações montando um caminho no chão com os pezinhos. Como o som que estava usando na sala deu pane, cantamos a música de Raul Seixas “Tente outra vez” usando a cópia que já tinha sido distribuída aos cursistas. Finalizei a oficina com a discussão e apresentação do objetivo da mesma fazendo um paralelo com trechos da música cantada e entreguei-lhes o convite para a próxima oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário