quinta-feira, 5 de novembro de 2009

^Relatório da Oficina Pedagogia de Projetos

GESTAR II 2009 PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM

RELATÓRIO DA OFICINA PEDAGOGIA DE PROJETOS

Por Rita de Cássia Rodrigues Souza

Professora Formadora de Língua Portuguesa

Formadora – UNB: Rosa Maria Olimpio

DIREC 18

ItaberabaBA

GESTAR II - Língua Portuguesa

Oficina Pedagogia de Projetos

Data- 28/08/2009

Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza

Roteiro da Oficina:

1. ACOLHIMENTO

2. DINÂMICA DA VIAGEM

3. FORMAÇÃO DE GRUPOS

4. MOMENTO DE ESTUDO

5. SOCIALIZAÇÃO

6. SISTEMATIZAÇÃO

7. PROBLEMAS E TEMÁTICAS

8. ORIENTAÇÕES SOBRE PROJETO

9. AVALIAÇÃO

10. ENCERRAMENTO

Objetivo da Oficina: Discutir as etapas e elaboração de um projeto.

A sala foi previamente organizada antes do início da oficina. Coloquei um pé grande direito na entrada da sala. Exposto no flip-chart o roteiro da oficina em local bem visível. Uma mesinha com o poema “Renova-te” de Cecília Meireles recortado e colado em papel dupla face de várias cores e com uma bala presa no poema.

Acolhida:

À medida que os professores cursistas iam chegando eram saudados e entregava-lhes o poema “Renova-te”. Iniciei a oficina às 08h15min (oito horas e quinze minutos, tenho um pouco de tolerância com o início da oficina porque veem professores de outras localidades) com a leitura e reflexão do poema, momento muito significativo nesta oficina, pois todos os cursistas fizeram suas considerações a respeito da mensagem do poema. Em seguida foi feita a leitura do roteiro da oficina.

Desenvolvimento da Oficina

Para a realização da “Dinâmica da Viagem” distribui para cada cursista miniaturas de malas confeccionadas por mim em papel dupla face de cores diferentes e coloquei dentro delas cinco pedaços de papel e um hidrocor e pedi-lhes que escrevessem os cincos sonhos mais importantes de sua vida. E comecei os passos da dinâmica com a descrição da viagem:

· Faremos uma viagem e esses sonhos serão nossa bagagem, pois faremos uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida. Iremos para outro país numa longa jornada.

· Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa, temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria? Rasgue-o.

· Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outro sonho de lado, ficamos somente com três. Qual sonho foi abandonado? Rasgue-o.

· Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a correr atrás de nós, para nos atacar, e para escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois. Rasgue-o.

· Após um caminho tortuoso até entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com um sonho. Qual deixamos? Rasgue-o.

No momento da sensibilização fiz alguns questionamentos a respeito das dificuldades em abandonar os sonhos e relacionei a dinâmica com a construção de um projeto de maneira geral. A conclusão da dinâmica foi feita com a leitura e reflexão do texto “Malas prontasde Anna Carolina Daltro Sampaio.

Para o momento de estudo, os grupos foram formados a partir das palavras que estavam previamente destacadas no texto “Malas Prontas” (trajetória, dificuldade, tropeços, transformação e cobrança). Distribui a apostila de Nilbo Nogueira “Etapas de um projeto” – Pedagogia de Projetos e expliquei-lhes as atribuições do grupo: ler e refletir sobre um trecho do capítulo; registrar as idéias mais significativas em folha para flip chart e no final socializar as conclusões para os demais grupos. Após a socialização dos grupos e discussões, ressaltei sobre a importância da Pedagogia de Projetos, o que é realmente um projeto, como se faz um projeto, as ações e consequentemente as articulações destas, conforme o teórico Nilbo Nogueira e logo após, enfatizei os Objetivos da Pedagogia de Projetos, fiz também algumas abordagens sobre as características de um projeto (anexo 04 da oficina de projetos).

Com o objetivo de exercitar a construção de um projeto fiz alguns questionamentos sobre os problemas evidentes no âmbito das escolas. Dei oportunidade para que os cursistas se expressassem oralmente. Em seguida fiz a distribuição do texto “Elaborando um projeto pedagógico” (anexo 05 da oficina de projetos) e um quadro para preenchimento pelo grupo sinalizando uma problemática comum às escolas, uma temática e uma possível ação. Após a socialização dessa atividade, combinei com os cursistas que em casa ou no horário de seu AC deveriam construir o projeto. Foram distribuídas as orientações para elaboração de um projeto os anexos: 07 – Etapas para o Projeto GESTAR II e o anexo 08 – Apresentação do Projeto. E para a avaliação da oficina entreguei uma ficha em forma de pezinho (anexo 09 da oficina de projetos) com o seguinte questionamento: O que a oficina propiciou para que você dê o primeiro passo na construção de um projeto?

Orientei os cursistas para que socializassem suas avaliações montando um caminho no chão com os pezinhos. Como o som que estava usando na sala deu pane, cantamos a música de Raul Seixas “Tente outra vez” usando a cópia que já tinha sido distribuída aos cursistas. Finalizei a oficina com a discussão e apresentação do objetivo da mesma fazendo um paralelo com trechos da música cantada e entreguei-lhes o convite para a próxima oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário