quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA SOBRE AVALIAÇÃO

GESTAR II 2009 PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM

RELATÓRIO DA OFICINA SOBRE AVALIAÇÃO

Por Rita de Cássia Rodrigues Souza

Professora Formadora de Língua Portuguesa

Formadora da UNB: Rosa Maria Olimpio

DIREC 18

Itaberaba – BA

GESTAR II - Língua Portuguesa

TEMA: AVALIAÇÃO E CURRÍCULO

Data- 15/09/2009

Inicio as 08h15min

Duração: 240 minutos

Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza

Roteiro da Oficina:

1- Acolhimento

2- Discussões sobre as concepções de currículo.

3- Provocações sobre avaliação, características das avaliações externas.

4- Conversando sobre avaliação

5- Formação de grupos

6- Vídeo “Avaliar o que É? E reflexão.

7- Análise dos itens de avaliação

8- Socialização

9- Sistematização

10- Objetivo da oficina

11- Avaliação da oficina

Objetivo: Discutir sobre as formas de avaliar, suas implicações e resultados no processo de ensino e aprendizagem.

Analisar e conhecer o sistema de avaliação do SAEB – Prova Brasil e ENEM.

Acolhida: Recebi os cursistas entregando-lhes o poema de Roseana Murray “Receita de olhar” com uma bala presa, desejando-lhes boas vindas. Após a leitura do poema exibi imagens de olhares diversos, questionando o cursista a propósito do seu olhar sobre a concepção de currículo. Foram interessantes concepções citadas por parte de todos.

Desenvolvimento

Com a apresentação do PowerPoint com as idéias defendidas pela SEC sobre a concepção de currículo e a avaliação iniciei a oficina. Nesse primeiro momento o clima das discussões começou a esquentar. Todos os cursistas ficaram estimulados a expor sua opinião desde o momento do slide “olhares”. Percebi, então, que as discussões seriam realmente importantes durante toda a oficina, pois eles diziam que este tema gera muitas inquietações e angustias a todos os educadores. Distribui as folhas de papel de oficio em branco e numerada a cada cursista e solicitei que fizessem um desenho representando “o que e avaliação para ele”. Um ou dois disseram que não iam desenhar porque não sabiam, resistiram um pouco, mas depois desenharam e socializaram de maneira bem objetiva as suas angústias em relação a avaliação. Foi um momento muito importante e num clima bastante descontraído e bem dinâmico. Após a socialização dos cursistas fiz de maneira proposital algumas críticas aos desenhos que eles expuseram no chão, para ver a reação deles e levantei alguns questionamentos pertinentes ao tema “avaliação” como:

Como você se sente quando avaliado? Como você avalia? O que lhe marcou quando foi avaliado? Suas avaliações contribuem para o crescimento do aluno? Quais os tipos de avaliação que conhecem? Por que os momentos de avaliação podem deixar as pessoas desconfortáveis?

Desencadeou muitas discussões pertinentes nesse momento, confirmando o propósito da dinâmica e as concepções de avaliação de todos, levando-os a refletir sobre seus métodos de avaliação, estimulando-os a um novo olhar e possivelmente novas metodologias e objetivos da avaliação. Dando seqüência a esta discussão apresentei-lhes as frases sobre avaliação que já estavam expostas na sala em papel flip-chart e um slide com alguns tipos de avaliação.

Orientei-os para que formasse os grupos para análise dos itens de avaliação. Não consegui abri o vídeo “Avaliar o que é”? Então, aproveitei o momento e apresentei o slide “O GESTAR e a PROVA BRASIL” discutimos um pouco sobre a importância do Curso para a formação do professor e consequentemente do aluno. Distribuí os itens e orientei-os como deveria proceder na analise dos itens. No momento da socialização houve muitas discussões importantes e sugeriram que este momento de estudos e reflexões sobre currículo e avaliação deve ser promovido desde o inicio do ano pela SEC e pelos gestores das Unidades Escolares, como coordenadores pedagógicos e direção com todo corpo discente. Foi um momento importantíssimo na oficina. Apresentei o slide sobre os resultados da avaliação externa e a escala de proficiência, que gerou um pequeno debate e concluí a atividade fazendo algumas observações sobre o que e cobrado na avaliação, enfatizando a responsabilidade e o papel do educador como mediador no desenvolvimento das habilidades e competências do educando. Apresentei o vídeo “Ler devia ser proibido” e em seguida solicitei que cada grupo construísse o objetivo da oficina a partir das palavras-chave: discutir, aprendizagem, avaliação, currículo, processo, analisar, conhecimento, SAEB, PROVA BRASIL, ENEM. Após a socialização dos objetivos entreguei-lhes o instrumento de avaliação da oficina com as devidas orientações. Concluí a oficina com o recolhimento das avaliações e com alguns avisos para o próximo encontro, como a necessidade de serem mais pontuais para o bom desenvolvimento da oficina.

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