GESTAR II 2009 PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM
RELATÓRIO DA OFICINA SOBRE AVALIAÇÃO
Por Rita de Cássia Rodrigues Souza
Professora Formadora de Língua Portuguesa
Formadora da UNB: Rosa Maria Olimpio
DIREC 18
Itaberaba – BA
GESTAR II - Língua Portuguesa
TEMA: AVALIAÇÃO E CURRÍCULO
Data- 15/09/2009
Inicio as 08h15min
Duração: 240 minutos
Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza
Roteiro da Oficina:
1- Acolhimento
2- Discussões sobre as concepções de currículo.
3- Provocações sobre avaliação, características das avaliações externas.
4- Conversando sobre avaliação
5- Formação de grupos
6- Vídeo “Avaliar o que É? E reflexão.
7- Análise dos itens de avaliação
8- Socialização
9- Sistematização
10- Objetivo da oficina
11- Avaliação da oficina
Objetivo: Discutir sobre as formas de avaliar, suas implicações e resultados no processo de ensino e aprendizagem.
Analisar e conhecer o sistema de avaliação do SAEB – Prova Brasil e ENEM.
Acolhida: Recebi os cursistas entregando-lhes o poema de Roseana Murray “Receita de olhar” com uma bala presa, desejando-lhes boas vindas. Após a leitura do poema exibi imagens de olhares diversos, questionando o cursista a propósito do seu olhar sobre a concepção de currículo. Foram interessantes concepções citadas por parte de todos.
Desenvolvimento
Com a apresentação do PowerPoint com as idéias defendidas pela SEC sobre a concepção de currículo e a avaliação iniciei a oficina. Nesse primeiro momento o clima das discussões começou a esquentar. Todos os cursistas ficaram estimulados a expor sua opinião desde o momento do slide “olhares”. Percebi, então, que as discussões seriam realmente importantes durante toda a oficina, pois eles diziam que este tema gera muitas inquietações e angustias a todos os educadores. Distribui as folhas de papel de oficio em branco e numerada a cada cursista e solicitei que fizessem um desenho representando “o que e avaliação para ele”. Um ou dois disseram que não iam desenhar porque não sabiam, resistiram um pouco, mas depois desenharam e socializaram de maneira bem objetiva as suas angústias em relação a avaliação. Foi um momento muito importante e num clima bastante descontraído e bem dinâmico. Após a socialização dos cursistas fiz de maneira proposital algumas críticas aos desenhos que eles expuseram no chão, para ver a reação deles e levantei alguns questionamentos pertinentes ao tema “avaliação” como:
Como você se sente quando avaliado? Como você avalia? O que lhe marcou quando foi avaliado? Suas avaliações contribuem para o crescimento do aluno? Quais os tipos de avaliação que conhecem? Por que os momentos de avaliação podem deixar as pessoas desconfortáveis?
Desencadeou muitas discussões pertinentes nesse momento, confirmando o propósito da dinâmica e as concepções de avaliação de todos, levando-os a refletir sobre seus métodos de avaliação, estimulando-os a um novo olhar e possivelmente novas metodologias e objetivos da avaliação. Dando seqüência a esta discussão apresentei-lhes as frases sobre avaliação que já estavam expostas na sala em papel flip-chart e um slide com alguns tipos de avaliação.
Orientei-os para que formasse os grupos para análise dos itens de avaliação. Não consegui abri o vídeo “Avaliar o que é”? Então, aproveitei o momento e apresentei o slide “O GESTAR e a PROVA BRASIL” discutimos um pouco sobre a importância do Curso para a formação do professor e consequentemente do aluno. Distribuí os itens e orientei-os como deveria proceder na analise dos itens. No momento da socialização houve muitas discussões importantes e sugeriram que este momento de estudos e reflexões sobre currículo e avaliação deve ser promovido desde o inicio do ano pela SEC e pelos gestores das Unidades Escolares, como coordenadores pedagógicos e direção com todo corpo discente. Foi um momento importantíssimo na oficina. Apresentei o slide sobre os resultados da avaliação externa e a escala de proficiência, que gerou um pequeno debate e concluí a atividade fazendo algumas observações sobre o que e cobrado na avaliação, enfatizando a responsabilidade e o papel do educador como mediador no desenvolvimento das habilidades e competências do educando. Apresentei o vídeo “Ler devia ser proibido” e em seguida solicitei que cada grupo construísse o objetivo da oficina a partir das palavras-chave: discutir, aprendizagem, avaliação, currículo, processo, analisar, conhecimento, SAEB, PROVA BRASIL, ENEM. Após a socialização dos objetivos entreguei-lhes o instrumento de avaliação da oficina com as devidas orientações. Concluí a oficina com o recolhimento das avaliações e com alguns avisos para o próximo encontro, como a necessidade de serem mais pontuais para o bom desenvolvimento da oficina.
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