quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA SOBRE PORTFÓLIO

GESTAR II 2009 - PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RELATÓRIO DA OFICINA SOBRE PORTFÓLIO

Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza

Professora formadora da UNB: Rosa Maria Olimpio

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II

DIREC 18

Itaberaba – BA

GESTAR II - Língua Portuguesa

Oficina sobre Portfólio

Data- 06/10/2009

Horário: 08h10min

Carga horária: 240 minutos

Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza

Roteiro da Oficina:

1- ACOLHIMENTO

2- SENSIBILIZAÇÃO: Dinâmica da flor

3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4- FORMAÇÃO DE GRUPOS

5- ATIVIDADE: Construção do esboço de Portfólio

6- SOCIALIZAÇÃO

7- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO

8- SOCIALIZAÇÃO DOS PROJETOS

9- AVALIAÇÃO DA OFICINA

Objetivo da oficina: Possibilitar aos cursistas uma reflexão sobre Portfólio como um procedimento de avaliação, bem como subsidiá-los no processo de construção desse instrumento; Analisar os Ante-Projetos, de acordo com os critérios de Avaliação.

ACOLHIMENTO:

Acolhi os cursistas entregando-lhes a mensagem do anexo 1 acompanhada de uma bala: “Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram”, de Alexander Graham Bell, e fiz uma breve reflexão sobre a importância de experimentar novos caminhos.

Desenvolvimento da Oficina

Realizei a dinâmica da flor de acordo com as orientações do anexo 2 e foi um momento muito importante, pois houve a participação de todos com algumas discussões relevantes sobre alguns pontos como: integração; interação; conhecer a si / re-conhecer a si; conhecer o outro / reconhecer-se no outro; relações; construir; destruir; reconstruir; resultado de um trabalho compartilhado; resultado de várias etapas a serem cumpridas, vencidas. O desenvolvimento da dinâmica criou um ambiente de confraternização com os abraços, com palavras de otimismo, carinho e muitos risos. Todos muito descontraídos e participativos. Após a dinâmica da flor, ouvimos a música “Tocando em frente” e alguns questionamentos foram feitos relacionando as palavras que já estavam expostas no cartaz: descoberta, criticidade, construção, reflexão, desafio, experiência, aprendizagem e dinamismo aos versos da música.

Antes das discussões do texto “O que é porfólio?” fiz alguns questionamentos e a maioria dos cursistas já conheciam esse procedimento de avaliação, fato este que possibilitou uma efetiva participação de todos os cursistas com tempestades de idéias para serem aplicadas em sala de aula com os seus alunos, pois concluíram que a partir desses elementos metodológicos, conceituais e avaliativos, é possível aprofundar os conhecimentos dos educandos e enriquecer as aulas com a produção de textos da turma, de forma clara, coesa e objetiva.

Os grupos foram formados de acordo com as palavras relacionadas às etapas da construção do protfólio. A sala foi dividida em três grupos. Levei todos os materiais das oficinas anteriores organizados em pastas e no momento da construção do portfólio entreguei a cada grupo uma pasta. O momento da construção foi muito rico em discussões no grupo, cada membro revivendo e anotando as experiências e aprendizagens das oficinas posteriores efetivando assim, o objetivo da oficina: fornecer aos professores cursistas subsídios e orientações necessárias para a elaboração do projeto e da construção do portfólio. Após a socialização apresentei com o slide os critérios de Avaliação do Portfólio e fizemos uma breve discussão e com a leitura do roteiro relembramos as etapas da oficina. Para finalizar a oficina solicitei que os cursistas seguindo o roteiro que havia recebido fizessem a avaliação crítica da oficina e lessem para o grupo. Encerrei o encontro após as leituras das avaliações e despedimo-nos.

2 comentários:

  1. Rita,

    Valeu seu sacrifício!
    Seu blog está lindo!
    Ele é seu portfólio, em nosso próximo encontro, você poderá mostrá-lo a todos!
    Parabéns!
    Belo trabalho!
    Meu carinho e meu respeito sempre.
    Rosa Maria Olimpio/formadora UnB

    ResponderExcluir
  2. Amiga,

    Você como sempre nos surpreendendo com seu talento e criatividade, pois tudo o que você se propõe a realizar é feito com muito carinho e dedicação.
    Parabéns por mais esse trabalho e sucesso nos seus projetos, tanto da sua vida pessoal como profissional.

    Sua amiga: Veronildes Queiroz

    ResponderExcluir