RELATÓRIO DA OFICINA INTRODUTÓRIA
Por Rita de Cássia Rodrigues Souza
Professora Formadora de Língua Portuguesa
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
DIREC 18
Itaberaba – BA
GESTAR II - Língua Portuguesa
1ª Oficina Introdutória - 28/07/2009
Formadora – Rita de Cássia Rodrigues Souza
ROTEIRO:
1- Acolhimento
2- Apresentação do Roteiro
3- Dinâmica da Árvore
4- Mensagem
5- Cadastramento
6- Apresentação do Programa
7- Entrega dos Materiais
8- Estudo Dirigido
9- Socialização
10- Sistematização
11- Discussão do Objetivo
12- Avaliação.
Objetivo da Oficina: Apresentar o programa Gestar II através do estudo do guia geral.
Acolhida
Os cursistas foram recepcionados entregando-lhes um cartão com uma bala contendo a mensagem de Fernando Pessoa. (Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já tem a forma do nosso corpo. Esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: Se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos).
Após o acolhimento de todos foi feita uma breve reflexão sobre a mensagem de Fernando Pessoa e a leitura do Roteiro da oficina explicando-lhes a importância do mesmo para o bom funcionamento da oficina.
Desenvolvimento da Oficina
A oficina iniciou-se às 08h10min (oito horas e dez minutos) com a acolhida de todos os cursistas e após a reflexão da mensagem de Fernando Pessoa foi feita a Dinâmica da Árvore. Na sala já havia o desenho do tronco da árvore previamente preparado com a copa e com o nome GESTAR II no centro. Distribui para todos duas folhas com formato de folha de árvore em tamanhos diferentes e em duas cores, orientando-os que a folha menor seria usada como crachá e a maior seria colada na árvore no momento da apresentação do cursista. Foram anotadas numa folha de flip-chart as expectativas dos cursistas em relação ao GESTAR II.
Em seguida assistimos ao vídeo “O Poder da Visão” para uma reflexão, e todos cursistas fizeram uma breve reflexão sobre a mensagem do vídeo.
No momento seguinte, distribui o termo de compromisso e a ficha cadastral do cursista e pedi que lessem todos os itens antes de assinar o termo de compromisso programa GESTAR II e preenchessem a ficha de cadastro com seus respectivos dados.
Com o uso do data show e de um slide foi apresentado o Programa Gestar II destacando seus pilares, os seus objetivos e sua principais ações. Logo após o slide foram formados os grupos e a distribuição dos kits de material do Gestar II, fiz algumas considerações e esclarecimentos necessários. Em seguida orientei como seria feito o estudo do Guia Geral. Com a turma dividida em grupos foi feito o estudo e depois em plenária foi feita a socialização do estudo
Apresentei o slide “Observações do Guia Geral” sinalizando as diferenças entre o Gestar Bahia e o Gestar do MEC. Foi entregue o cronograma das oficinas com esclarecimentos sobre a carga horária total x carga horária cumprida e sobre o horário de início e término das oficinas. Também com slide apresentei a Proposta Pedagógica de Língua Portuguesa e fiz algumas considerações a respeito da importância da leitura e da utilização dos PCNS no desenvolvimento da prática do programa relacionadas aos TPs e aos AAAs.
Fiz uma tempestade de idéias sobre os possíveis objetivos da oficina realizada e os cursistas responderam corretamente, pois as atividades realizadas durante a oficina alcançaram o que se pretendiam, todos ficaram bem à vontade para dar sua opinião sobre os possíveis objetivos da oficina.
Finalizando a oficina apresentei o vídeo Gestar (ção) e foram feitas algumas reflexões a respeito do mesmo. E entreguei a ficha de avaliação da oficina. Todos a completaram e devolveram-na.
Relato Reflexivo:
Para mim foi muito gratificante este primeiro encontro com os professores cursistas. Percebi que estavam realmente dispostos a assumirem o compromisso firmado neste primeiro momento, mas também demonstraram um pouco de preocupação com a realização de todas as atividades propostas como portfólio, leituras dos TPs, relatos de atividades. Demonstravam que estavam felizes com as propostas do GESTAR II e ansiosos pelo momento da realização dos Avançandos na Prática, pois surge assim, a oportunidade de aplicar uma metodologia mais gratificante, que proporcionará aos alunos uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário