quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Relatório Oficina INTRODUTÓRIA

RELATÓRIO DA OFICINA INTRODUTÓRIA

Por Rita de Cássia Rodrigues Souza

Professora Formadora de Língua Portuguesa

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II

DIREC 18

Itaberaba – BA

GESTAR II - Língua Portuguesa

1ª Oficina Introdutória - 28/07/2009

Formadora – Rita de Cássia Rodrigues Souza

ROTEIRO:

1- Acolhimento

2- Apresentação do Roteiro

3- Dinâmica da Árvore

4- Mensagem

5- Cadastramento

6- Apresentação do Programa

7- Entrega dos Materiais

8- Estudo Dirigido

9- Socialização

10- Sistematização

11- Discussão do Objetivo

12- Avaliação.

Objetivo da Oficina: Apresentar o programa Gestar II através do estudo do guia geral.

Acolhida

Os cursistas foram recepcionados entregando-lhes um cartão com uma bala contendo a mensagem de Fernando Pessoa. (Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já tem a forma do nosso corpo. Esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: Se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos).

Após o acolhimento de todos foi feita uma breve reflexão sobre a mensagem de Fernando Pessoa e a leitura do Roteiro da oficina explicando-lhes a importância do mesmo para o bom funcionamento da oficina.

Desenvolvimento da Oficina

A oficina iniciou-se às 08h10min (oito horas e dez minutos) com a acolhida de todos os cursistas e após a reflexão da mensagem de Fernando Pessoa foi feita a Dinâmica da Árvore. Na sala já havia o desenho do tronco da árvore previamente preparado com a copa e com o nome GESTAR II no centro. Distribui para todos duas folhas com formato de folha de árvore em tamanhos diferentes e em duas cores, orientando-os que a folha menor seria usada como crachá e a maior seria colada na árvore no momento da apresentação do cursista. Foram anotadas numa folha de flip-chart as expectativas dos cursistas em relação ao GESTAR II.

Em seguida assistimos ao vídeo “O Poder da Visão” para uma reflexão, e todos cursistas fizeram uma breve reflexão sobre a mensagem do vídeo.

No momento seguinte, distribui o termo de compromisso e a ficha cadastral do cursista e pedi que lessem todos os itens antes de assinar o termo de compromisso programa GESTAR II e preenchessem a ficha de cadastro com seus respectivos dados.

Com o uso do data show e de um slide foi apresentado o Programa Gestar II destacando seus pilares, os seus objetivos e sua principais ações. Logo após o slide foram formados os grupos e a distribuição dos kits de material do Gestar II, fiz algumas considerações e esclarecimentos necessários. Em seguida orientei como seria feito o estudo do Guia Geral. Com a turma dividida em grupos foi feito o estudo e depois em plenária foi feita a socialização do estudo em grupo. A atividade foi concluída com algumas considerações sobre a grande importância do conhecimento da estrutura pedagógica do GESTAR II por parte do professor cursista, bem como do cumprimento dos seus deveres para uma efetiva formação continuada em serviço e como requisito necessário a obtenção do certificado com carga horária total.

Apresentei o slide “Observações do Guia Geral” sinalizando as diferenças entre o Gestar Bahia e o Gestar do MEC. Foi entregue o cronograma das oficinas com esclarecimentos sobre a carga horária total x carga horária cumprida e sobre o horário de início e término das oficinas. Também com slide apresentei a Proposta Pedagógica de Língua Portuguesa e fiz algumas considerações a respeito da importância da leitura e da utilização dos PCNS no desenvolvimento da prática do programa relacionadas aos TPs e aos AAAs.

Fiz uma tempestade de idéias sobre os possíveis objetivos da oficina realizada e os cursistas responderam corretamente, pois as atividades realizadas durante a oficina alcançaram o que se pretendiam, todos ficaram bem à vontade para dar sua opinião sobre os possíveis objetivos da oficina.

Finalizando a oficina apresentei o vídeo Gestar (ção) e foram feitas algumas reflexões a respeito do mesmo. E entreguei a ficha de avaliação da oficina. Todos a completaram e devolveram-na.

Relato Reflexivo:

Para mim foi muito gratificante este primeiro encontro com os professores cursistas. Percebi que estavam realmente dispostos a assumirem o compromisso firmado neste primeiro momento, mas também demonstraram um pouco de preocupação com a realização de todas as atividades propostas como portfólio, leituras dos TPs, relatos de atividades. Demonstravam que estavam felizes com as propostas do GESTAR II e ansiosos pelo momento da realização dos Avançandos na Prática, pois surge assim, a oportunidade de aplicar uma metodologia mais gratificante, que proporcionará aos alunos uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário