quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Relatório Oficina TP3

GESTAR II 2009 - PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM


RELATÓRIO DA OFICINA TP3

Por Rita de Cássia Rodrigues Souza

Professora Formadora de Língua Portuguesa

Formadora – UNB: Rosa Maria Olimpio

DIREC 18

Itaberaba – BA

GESTAR II - Língua Portuguesa

Oficina TP3 Unidade 10

TEMA: GÊNEROS TEXTUAIS

Data- 1º/09/2009

Horas: 8:20

Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza

Roteiro da Oficina:

1- SENSIBILIZAÇÃO

2- MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS

3- FORMAÇÃO DE GRUPOS

4- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5- ANÁLISE DE AVANÇANDO E AAAs

6- ATIVIDADE DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA

7- SOCIALIZAÇÃO

8- SISTEMATIZAÇÃO

9- ENTREGA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

10- AVALIAÇÃO DA OFICINA

Objetivo: Caracterizar os gêneros textuais.

Acolhida:

Os professores cursistas foram recepcionados com a entrega do poema “Classificados Poéticos” de Roseana Murray, xerocados, colados em papel dupla face de várias cores e com uma bala presa.

Desenvolvimento da Oficina:

Iniciei a oficina explicando-lhes o objetivo da mesma e fazendo a leitura do Roteiro. Durante a semana, eu já havia enviado e-mail, para todos os cursistas, relembrando-lhes a data da oficina e os materiais que iríamos usar. Portanto, alguns já se mostravam curiosos antecipadamente, sobre o TP3 e os AAAs, apesar de já terem feito uma leitura prévia em casa e respondido alguns questionários do TP3.

A sala já estava ornamentada com vários gêneros textuais retirados de jornais, revistas, e-mail impresso, e expostos, também na sala, livros, revistas, jornais completos etc. Os gêneros textuais recortados estavam expostos em forma de varal, presos com prendedores de roupa de madeira, para dar mais autenticidade ao significado de varal. Detalhe que provocou entusiasmo e curiosidade aos cursistas. Pedi que observassem o material exposto e fiz-lhes alguns questionamentos a respeito dos mesmos como:

- Podemos considerar o material como textos? O que é texto?

- Vocês costumam trabalhar com esses textos em sala de aula?

- E Pensando no ensino através dos textos, qual seria o objetivo de LP?

- E os textos apresentados são gêneros?

- O que são gêneros textuais?

- O que é tipologia textual?

Após estes questionamentos apresentei-lhes, em slide, a concepção de texto, linguagem e o objetivo de Língua Portuguesa. Convidei-os para retirarem de uma caixinha que estava no meio da sala as fichas com os nomes e características dos gêneros textuais (em fichas individuais) e voluntariamente cada um lia a característica que tinha e um outro cursista relacionava ao nome do gênero que ele havia retirado da caixinha. Foi um momento muito importante na oficina, porque todos foram bastante participativos e deram suas contribuições, pois neste momento houve algumas discussões sobre os gêneros e relacionamos ao poema que havia sido lido no inicio da oficina, sobre sua forma, conteúdo, intencionalidade e suporte.

Distribui fichas contendo expressões retiradas do texto de referência do TP3 (Transmutação de Gênero, hibridismo, suporte de um texto, funcionalidade de um texto, contexto discursivo, eventos textuais) foram feitas algumas abordagens a respeito das palavras recebidas e alguns questionamentos sobre gêneros textuais com a participação de todos os cursistas. Com os grupos formados fizeram a leitura do texto “Gêneros textuais: definição e funcionalidade” do TP3, responderam as questões oralmente. Neste momento fiz também algumas abordagens sobre o texto de Marschuci e Ingedore Villaça – “Ler e Compreender os Sentidos do Texto”.

Ainda em grupos orientei-os para que analisassem os Avançandos na Prática e os AAAs e logo após foram feitas as apresentações com a participação de todos sobre os materiais analisados. E também solicitei que lessem o texto “Poema tirado de jornal”, da página 192 do TP3 e o texto “Bom dia” da pág. 193 do TP3. Orientei-os para que após a leitura planejassem uma atividade de leitura, interpretação e produção textual para turmas de 5ª a 8ª séries com os textos lidos. Entretanto, como não ia dar tempo as conclusões dessa atividade, sugeriram que trouxessem pronta na próxima oficina, dia 15/09/2009. Assim ficou acordado. Em plenária foi feito uma breve discussão sobre os poemas lidos.

Ao sistematizar os conteúdos que foram trabalhados com a apresentação do “Quadro sinóptico textual” a discussão foi muito significativa e prazerosa, pois de forma interativa esclarecemos algumas dúvidas a respeito de hibridização ou intertextualidade intergêneros. E todos tiveram oportunidade de fazer suas considerações. Apresentei-lhes o livro “Ler e compreender os sentidos do texto” de Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias e fiz uma breve leitura e comentário do texto da página 101 e 102 “Gêneros textuais” como complementação teórica à oficina. Finalizei este momento com o seguinte questionamento: Qual a importância em fazer a distinção entre gênero discursivo e tipo textual para o ensino de Língua Portuguesa? Alguns cursistas fizeram uma breve consideração sobre o questionamento feito de grande relevância, demonstrando assim, que o objetivo da oficina foi alcançado.

Orientei-os sobre os passos, a entrega do primeiro relatório e instrumentos de avaliação do Avançando na Prática. Solicitei que fizessem a avaliação da oficina usando um dos gêneros textuais citados na oficina. Finalizando comuniquei-lhes a data do próximo encontro e o tema que será discutido: “Avaliação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário