segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sequência didática- cursista - Cintia

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO EDUCACIONAIS PROGRAMA GESTAR
TP4 Data: 06/10/2009
Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: LPLB
Professoras: Cíntia de Souza Sampaio Damasceno
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
COMPETÊNCIA(S)

•Analisar as abordagens dos gêneros textuais.
•Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dado e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações-problemas.
HABILIDADE(S)

•Compreender na leitura o significado, as causas e consequências dos fatos abordados, relacionando-os a outros textos e ao universo.

•A partir da leitura do texto literário estabelecer relações entre ele e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos alunos.

CONTEÚDO(S)

•Leitura interpretativa do texto poético
•Estudo da estrutura do gênero poema.
•Estudos dos aspectos lingüístico do poema.
•Trabalhando a tipologia descritiva
•Leitura imagética
•Produção textual

DESCRIÇÃO DA(S) ATIVIDADE(S)

1º ETAPA
•Os alunos farão uma pesquisa sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade, para socializarem em sala de aula.
•A turma será dividida em grupo e receberá o texto poético “Cidadezinha qualquer” de Drummond para leitura e interpretação.
•Será realizado um estudo sistematizado da estrutura textual, orientado pela professora.
•O estudo da tipologia descritiva será feita a partir do poema
•Estudo dos aspectos lingüísticos do texto analisado.

2 º ETAPA

Após o estudo realizado em grupo, os alunos receberão textos com a linguagem não-verbal, para realizarem a leitura de imagens de várias cidades.
•Os alunos deverão observar nas imagens os seguintes aspectos:
- Questão social
- Questão econômica
- Questão estrutural
•Após a leitura imagética, os grupos deverão associar uma das imagens ao texto poético, justificando a sua escolha.
•Os grupos deverão escolher uma imagem analisada e a partir desta, produzir um texto poético descritivo.
•Socialização das produções.

RECURSO(S)
* Textos poético
* texto não-verbal
* Quadro branco
AVALIAÇÃO(S)

A avaliação será a partir dos trabalhos desenvolvidos em grupo, quanto:
- participação
_ oralidade
_ assiduidade
- criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário