terça-feira, 24 de novembro de 2009

ATIVIDADES - CURSISTA - CINTIA DAMASCENO

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
GESTAR II
TP3 UNIDADE 10
PROFESSORA: CÍNTIA DE SOUZA SAMPAIO DAMASCENO
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEMA: VIAJANDO NO MUNDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

Leia atentamente os textos a seguir e procure identificar:

a)O gênero textual.
b)Características de sua estrutura, por exemplo,
•se a linguagem é formal ou informal,
•se está redigido em 1ª pessoa ou 3ª pessoa,
•Se é um texto literário, ou não literário,
•se tem humor,
•se é lírico ( com ênfase nos sentimentos )
•se utiliza uma linguagem figurada,
•se apresenta opinião de quem escreve,
•se narra um história, ou um fato,
•se apresenta característica de alguém ou de algo,
•se usa a linguagem não-verbal etc.
c)Em que portador de texto pode ser encontrado.

d)Tema que desenvolve.

ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS

GÊNERO: HORÓSCOPO

ATIVIDADE 1

Belo Belo



Belo belo minha bela
Tenho tudo que não quero
Não tenho nada que quero
Não quero óculos nem tosse
Nem obrigação de voto
Quero quero
Quero a solidão dos píncaros
A água da fonte escondida
A rosa que floresceu
Sobre a escarpa inacessível
A luz da primeira estrela
Piscando no lusco-fusco
Quero quero
Quero dar a volta ao mundo
Só num navio de vela
Quero rever Pernambuco
Quero ver Bagdá e Cusco
Quero quero
Quero o moreno de Estela
Quero a brancura de Elisa
Quero a saliva de Bela
Quero as sardas de Adalgisa
Quero quero tanta coisa
Belo belo
Mas basta de lero-lero
Vida noves fora zero.






1)Esses horóscopos foram retirados de duas revistas: CARÍCIAS e CLÁUDIA. Descubra em qual dessas revistas cada um deles foi encontrado.


2.Aponte os elementos que te levaram a essa conclusão.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)Quais são os elementos lingüísticos que caracterizam esse gênero textual? Use elementos do próprio texto para comprovar sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4)Qual o conteúdo temático e qual a finalidade desse tipo de gênero?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
GESTAR II
TP3 UNIDADE 10
PROFESSORA: CÍNTIA DE SOUZA SAMPAIO DAMASCENO
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEMA: VIAJANDO NO MUNDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

Leia atentamente os textos a seguir e procure identificar:

a) O gênero textual.
b) Características de sua estrutura, por exemplo,
• se a linguagem é formal ou informal,
• se está redigido em 1ª pessoa ou 3ª pessoa,
• Se é um texto literário, ou não literário,
• se tem humor,
• se é lírico ( com ênfase nos sentimentos )
• se utiliza uma linguagem figurada,
• se apresenta opinião de quem escreve,
• se narra um história, ou um fato,
• se apresenta característica de alguém ou de algo,
• se usa a linguagem não-verbal etc.

c)Em que portador de texto pode ser encontrado.

d)Tema que desenvolve.

ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS

GÊNERO: HORÓSCOPO

ATIVIDADE 1

Belo Belo



Belo belo minha bela
Tenho tudo que não quero
Não tenho nada que quero
Não quero óculos nem tosse
Nem obrigação de voto
Quero quero
Quero a solidão dos píncaros
A água da fonte escondida
A rosa que floresceu
Sobre a escarpa inacessível
A luz da primeira estrela
Piscando no lusco-fusco
Quero quero
Quero dar a volta ao mundo
Só num navio de vela
Quero rever Pernambuco
Quero ver Bagdá e Cusco
Quero quero
Quero o moreno de Estela
Quero a brancura de Elisa
Quero a saliva de Bela
Quero as sardas de Adalgisa
Quero quero tanta coisa
Belo belo
Mas basta de lero-lero
Vida noves fora zero.






1) Esses horóscopos foram retirados de duas revistas: CARÍCIAS e CLÁUDIA. Descubra em qual dessas revistas cada um deles foi encontrado.


2. Aponte os elementos que te levaram a essa conclusão.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Quais são os elementos lingüísticos que caracterizam esse gênero textual? Use elementos do próprio texto para comprovar sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4)) Qual o conteúdo temático e qual a finalidade desse tipo de gênero?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


LEIA OS TEXTOS ABAIXO:

ATIVIDADE 2


CONVITE
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

Só que
bola, papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

José Paulo Paes

1)De onde você acha que este horóscopo foi tirado? O que te levou a essa conclusão?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Em que aspecto ele difere dos demais?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)Qual a intenção do autor com esse texto? Comprove a sua resposta, usando para isso elementos do próprio texto.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.PRODUÇÃO

a)Você pode imaginar como seria um horóscopo para uma revista masculina? E para uma revista infantil? E para um jornal rural? E para uma revista para surfistas ou para jogadores de futebol? Escolha um público definido e escreva o horóscopo para um determinado signo.


b)Leia o horóscopo para os seus colegas. Se eles acertarem o público a que se destina seu texto, é porque você cumpriu muito bem a sua missão. Caso contrário converse com os seus colegas e o sua professora para saber o que falta para você ser um astrólogo muito famoso.


TEXTO 3

TREM DE FERRO






Trem de ferro

Café com pão
Café com pão
Café com pão

Virge Maria que foi isso maquinista?

Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força

Oô...
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
Da ingazeira
Debruçada
No riacho
Que vontade
De cantar!

Oô...
Quando me prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficiá
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matar minha sede
Oô...
Vou mimbora vou mimbora

Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...

Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...

Manuel Bandeira

TEXTO 4

RESÍDUO
(...) De tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha. De teu áspero silêncio um pouco ficou, um pouco nos muros zangados, nas folhas, mudas, que sabem.
Ficou um pouco de tudo
nos pires da porcelana,
dragão partido, flor branca,
ficou um pouco
de ruga na vossa testa, retrato.
(...) E de tudo fica um pouco.
Oh abre os vidros de loção o insuportável mau cheiro da memória.

Carlos Drummond de Andrade



1)Porque esses textos são caracterizados como poemas?

_____________________________________________________________________________________

2- Se, em vez de lido silenciosamente, os textos fossem falados ou lidos em voz alta também seriam caracterizados como poema? Por quê?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3)Qual a linguagem utilizada nos textos?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Quais são as figuras de linguagem encontradas nos textos? Exemplifique com os versos dos poemas.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5)Qual a função de linguagem dos textos lidos?

_____________________________________________________________________________________

6) Qual o conteúdo temático do texto poético “ Belo belo”?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Qual a figura de linguagem que mais predomina neste poema?

_____________________________________________________________________________________


8) Como está estruturado o texto poético “Convite”?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9)O que o poeta quer dizer com os versos “Poesia/ é brincar com as palavras”?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) A leitura do poema “Trem de ferro” lembra um ritmo de um trem em movimento. Em que versos o som das palavras mais se parece com o barulho do trem?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11) A terceira estofe indica que o trem adquiriu maior velocidade. Que palavras desta estrofe têm a função de mostrar o aumento da velocidade?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


12) Na quarta estrofe, há dois versos indicados com a palavra “foge” e seis com a palavra “passa”. Qual o sentido que as repetições destes verbos causam ao poema?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13) De forma está estruturado o texto poético “Resíduo”?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14) Qual o conteúdo temático deste poema de Carlos Drummond de Andrade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


LEIA O TEXTO POÉTICO

TEXTO 5

O amor é fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente,
É um contentamento descontente,
É dor que destina sem doer,

É um não quere mais que bem querer,
É solitário andar por entre a gente,
É nunca contentar-se de contente,
É cuidar que se ganha em se perder,

É querer está preso por vontade,
É servir a quem vence, o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário assim é o mesmo Amor?

Luís Vaz de Camões

1-Qual a estrutura deste texto poético?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2)Quais são as semelhanças e diferenças entre o soneto lido e os outros poemas estudados?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PRODUÇÃO TEXTUAL

Leia atentamente as características do poema:

•geralmente é construído em versos,
•os versos podem ser agrupados em uma ou mais estrofes,
•explora a musicalidade e o ritmo das palavras,
•frequentemente são empregados figuras de linguagens com a intenção de criar efeitos de som e de sentido,
•pode apresentar rima no final ou no interior dos versos,
•pode ou não empregar recursos sonoros, como a aliteração e a assonância,
•pode apresentar imagens e recursos gráficos e visuais.

Agora é a sua vez. Crie um ou mais poemas a partir destes temas ou outros de sua preferência.

Ao terminar, troque de caderno com um colega: você lê os poemas dele e ele lê os seus, fazendo sugestões. Passe a limpo em folha separada, pendure-os no varal ou no mural da classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário