quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

AUTOBIOGRAFIA

Quem sou? Onde e quando nasci.

Chamo-me Rita de Cássia Rodrigues Souza, nasci numa cidade pequena do interior da Bahia, Santa Inês, num dia de Domingo de Páscoa, 02 de abril de 1961. Sou filha de Laudelino Ferreira de Souza e de Alzira Rodrigues de Souza, sou a primogênita da família de três irmãs. Sou casada, com Ronaldi Vieira e mãe de dois filhos: Débora Souza Vieira e Ronaldi Vieira Junior. Professora, licenciada em Letras Vernáculas pela Faculdade do Estado da Bahia-UNEB, Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade do Noroeste de Minas Gerais-FINOM e certificada em Língua Portuguesa pelo GESTAR II. Atualmente, sou professora formadora de Língua Portuguesa do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, GESTAR II - Bahia.
A alfabetização
Minha introdução às letras foi feita através de um livrinho chamado “Carta do ABC”, tinha na época seis anos e comecei a estudar com minha avó paterna, que se chamava Adélia da Conceição e carinhosamente todos os dias ensinavam-me a reconhecer as primeiras letras do alfabeto. Quando fui matriculada numa escola já conhecia as letras do alfabeto e já lia algumas palavras.
Cursei o Ensino Fundamental da 1ª a 4ª série, no Colégio Estadual Góes Calmon, e desde cedo, aprendi a gostar da literatura, hábito este, que aprendi com meu pai que lia muitas histórias para mim e minhas irmãs. Cursei o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série no Colégio Cenecista Santa Inês do ano de 1975 a 1978. Fui matriculada no 1º ano do Ensino Médio, no ano de 1979, no mesmo Colégio Cenecista Santa Inês. Formei-me em Magistério no dia 21 de dezembro de 1981.
Participei de Grupo de Jovens da Igreja Católica de Santa Inês. Fui catequista, participei também dos conselhos existentes na cidade. Meu primeiro emprego após a formatura foi como secretária de um advogado, carreira muito curta, pois, neste mesmo ano de 1982, deixei este trabalho e fui lecionar como professora substituta no Colégio Cenecista Santa Inês.
Em 05 de setembro de 1982 fui lecionar também num povoado chamado Ilha Formosa, pertencente ao município de Ubaíra – Bahia, cidade do Vale de Jequiriçá. Em 1983, matriculei-me no Curso de Estudo Teológico Pastoral – CETEP, ministrado pelo Instituto de Teologia Pastoral da diocese de Ilhéus – Bahia e concluindo, em 31 de outubro de 1988.
Em março de 1987- ajudei a fundar o curso de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental no Colégio Municipal Manoel José de Souza – povoado de Ilha formosa – município de Cravolândia – Ba, neste colégio fui diretora e professora de Língua Portuguesa durante 12 anos.
Em abril de 1990, participei do Concurso Público do Estado, em Vitória Conquista – Ba, fiz 63 pontos e fui aprovada, e em 13 de março de 1991 tornei-me professora efetiva do Estado da Bahia.
Em março de 1999, após ter sido demitida do cargo de diretora do Colégio Manoel |José de Souza do município de Cravolândia, fui convidada a ajudar a fundar o curso do Ensino fundamental – 5ª a 8ª série, na Escola Eufrásio Francisco Sampaio- Município de Ubaíra – Bahia.
Em fevereiro de 2001, eu sou demitida do cargo de diretora, por questões de mudanças políticas e por ser um cargo de confiança, sou transferida para lecionar em um outro povoado chamado Jenipapo, pertencente ao município de Ubaíra. Entretanto, no dia 1º de maio de 2001 saiu a minha remoção para a cidade de Itaberaba, para lecionar no colégio Estadual João XXIII.
Em janeiro de 2002, fui aprovada no curso de pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia _ UNEB, Campus XIII, cursei somente até o terceiro semestre, porque em janeiro de 2003, fui aprovada no Curso de Letras Vernáculas da UNEB, no mesmo Campus XIII.
Em julho de 2008, por motivos superiores, fui fazer o Estágio Supervisionado III no Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité e em 30 de dezembro de 2008, colei grau no mesmo Campus XIV.
Em 15 de dezembro de 2008, fui certificada pela participação no Programa de Formação Continuada Gestão da aprendizagem Escolar – GESTAR II. E, em janeiro de 2009, concluí uma Pós-graduação em Língua Portuguesa, pela FINOM, Faculdade do Noroeste de Minas.
Em março de 2009, participei da seleção para professor formador do Programa de Formação Continuada Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II fui aprovada e atualmente exerço esta função pela Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia sob a coordenação do IAT.
Sou amante e apaixonada pela Leitura, acredito que aquele que lê, vê mais além, tem a possibilidade de viajar por caminhos,lugares imagináveis.Impossível esquecer as maravilhosas obras que já li! Já li e reli por inúmeras vezes Memórias Póstumas de Machado de Assis, como esquecer as belas lembranças daquela noite da Missa do Galo? E os contos de Florbela Espanca, os contos de Edgar Alan Poe, e os de Tchekov escritores americanos? Como não citar os grandes escritores como Aloíso Azevedo, Jorge amado, José de Alencar, Carolina Maria de Jesus, Paulo Coelho, Fernando Sabino, Adelaide Carraro, Karl Marx, Max webwer, Leonardo Boff, Khaled Hosseini, Igor Rossoni e muitos outros mais? Leio por prazer, para adquirir novos conhecimentos.Acredito no poder da palavra e da leitura, pois aquele que lê adquire sempre mais conhecimentos, torna-se politizado e consciente de seus direitos e deveres.
Basta Pensar em Sentir

Basta pensar em sentir
Para sentir em pensar.
Meu coração faz sorrir
Meu coração a chorar.
Depois de parar de andar,
Depois de ficar e ir,
Hei de ser quem vai chegar
Para ser quem quer partir.

Viver é não conseguir.
(Fernando Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário