segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

GESTAR II 2009 - PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RELATÓRIO DA OFICINA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA



Formadora: Rita de Cássia Rodrigues Souza
Formadora – UNB: Rosa Maria Olimpio
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
DIREC 18
Itaberaba – BA

GESTAR II - Língua Portuguesa

Data- 14/12/2009
Horário: 08: 00
Carga Horária: 240 MINUTOS

Roteiro da oficina

1.Apresentação do Roteiro e Objetivo
2.Sensibilização
3.Atividade do Espelho
4.Avaliando a minha prática
5.Avaliação do Programa
6.Dinâmica das bolas
7.Encerramento e confraternização


OBJETIVO: Refletir sobre a práxis do professor cursista, a partir das contribuições do Programa GESTAR.

ACOLHIMENTO:

Os cursistas foram recepcionados com boas-vindas e abraços ao som da música de Simone “Então é Natal” com o objetivo de refletirem sobre suas ações durante o ano de 2009. Apresentei-lhes o objetivo e o roteiro da oficina.

DESENVOLVIMENTO:

Após a apresentação do roteiro e do objetivo da oficina convidei os cursistas a ficarem em círculo para participarem da dinâmica da viagem que tem o objetivo de trazer a tona, os critérios de avaliação de cada um, os valores, a discriminação, os pressupostos, os rótulos, a subjetividade com que realizam cada escolha, suas pré-concepções, etc. Já estavam espalhadas em três cadeiras fotos de pessoas. Expliquei-lhes como funcionaria a Dinâmica e que cada um havia ganhado uma viagem para três pessoas, mas que os acompanhantes no último momento tiveram um imprevisto e deverão ser substituídos. Portanto, cada um deveria escolher três pessoas com quem deveria ter o prazer de viajar e explicar o porquê de cada escolha. Foi maravilhosa esta dinâmica e interessante ouvir as explicações de cada um.
Em seguida, apresentei-lhes uma caixa com um espelho dentro de forma oculta com o seguinte questionamento: VOCÊ GOSTARIA DE SER MEU ALUNO? Todos estavam curiosos para saber o que havia dentro da caixa e eu fazendo suspense. Expliquei-lhes que não podiam falar o que havia dentro da caixa, apenas olhar e refletir sobre a pergunta sem externar suas opiniões. Foi um momento muito importante, e interessante as expressões de cada um ao verem sua própria imagem refletida dentro da caixa. Após esta dinâmica distribuí o questionário do anexo 4 para que os cursistas respondessem individualmente, depois entreguei a ficha de respostas do anexo 5 e fizemos uma breve reflexão sobre as respostas que marcaram e as possíveis respostas. Em seguida, entreguei-lhes também a Auto-avaliação; refletimos e discutimos sobre a caminhada do professor cursista dentro do Programa GESTAR.
O momento da Dinâmica das bolas foi maravilhoso. Após todos encherem as bolas, foi feito a leitura dos comandos sugeridos, estouramos as bolas e houve o abraço de confraternização. As palavras de agradecimentos e votos de um Natal e um Ano Novo de muitas realizações foram em meu nome e em nome da equipe do GESTAR a todos os professores que bravamente conseguiram vencer as dificuldades do dia-a-dia, com o desejo de que todo este trabalho seja de fato colocado no planejamento e na prática escolar, pois desejamos aumentar o índice de aprendizagem de nosso alunos. Finalizando nosso encontro entreguei-lhes um DVD com as fotos de todas as oficinas realizadas durante o ano de 2009, alguns vídeos e slides também usados e discutidos nas oficinas. Socializamos a merenda que trouxemos: bolo, panetone, queijadinha, guaraná e despedimo-nos com a certeza de que o Ano de 2010 será muito promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário