COLÉGIO ESTADUAL LIBERDADE
PROFESSORAS: Cenira, Helenita e Vilma Cristina DISCIPLINA: Língua Portuguesa SÉRIES: 5ª a 8ª e EJA
(TP4) UNIDADE 14: O processo da leitura SEÇÃO 3: Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?
OBJETIVOS:
- Situar o poema num determinado contexto histórico/social através da biografia do autor.
- Levantar hipóteses acerca do assunto tratado no texto, só com a apresentação do título.
- Comparar informações entre textos com o mesmo tema.
- Analisar criticamente o poema, atentando para significados implícitos no diminutivo usado no título.
- Produzir um texto retratando a cidade onde mora.
CONTEÚDOS:
Poema
- Cidadezinha qualquer (Carlos Drummond de Andrade).
METODOLOGIA:
Dinâmica: Construção coletiva do rosto.
* Levantar hipóteses acerca do texto através da apresentação do título do poema.
*Leitura do poema.
*Leitura da biografia do autor.
*Discussão oral acerca das evidências e o que se vê nas entrelinhas do poema.
*Leitura do texto “Nossas cidades” de Luis Lobo, para comparação entre textos.
*Produção de texto descritivo sobre como seria o cotidiano da cidade do poema, seus moradores, seus afazeres, lazer, etc.
*Retratar a cidade do texto produzido através de ilustração.
*Expor em varal os trabalhos produzidos.
*Colar os rostos produzidos na dinâmica em papel metro e afixar na sala.
*Distribuir material para avaliação da aula.
RECURSOS:
* Lousa, piloto, caneta, lápis grafite, borracha, papel sulfite, lápis de cor ou giz de cera
*Canetas hidrográficas, barbante, pregador de roupas, papel metro, fita adesiva,
*Cópias dos textos ( Cidadezinha Qualquer, Nossas cidades e biografia de Carlos Drummond de Andrade).
AVALIAÇÃO:
*Envolvimento da turma com o gênero textual escolhido.
*Variedade de hipóteses levantadas acerca da cena descrita no texto.
*Produção escrita.
*Avaliação escrita da atividade pelo aluno.
Referências:
ANDRADE, C.D. de. Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959. p. 165.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 4 – TP4: leitura e processos da escrita I. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 222 p.: il.
http://guiadoestudante.abril.com.br
sábado, 7 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário