sábado, 7 de novembro de 2009

COLÉGIO ESTADUAL LIBERDADE
PROFESSORAS: Cenira, Helenita e Vilma Cristina DISCIPLINA: Língua Portuguesa SÉRIES: 5ª a 8ª e EJA
(TP4) UNIDADE 14: O processo da leitura SEÇÃO 3: Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?


OBJETIVOS:

- Situar o poema num determinado contexto histórico/social através da biografia do autor.

- Levantar hipóteses acerca do assunto tratado no texto, só com a apresentação do título.

- Comparar informações entre textos com o mesmo tema.

- Analisar criticamente o poema, atentando para significados implícitos no diminutivo usado no título.

- Produzir um texto retratando a cidade onde mora.



CONTEÚDOS:

Poema
- Cidadezinha qualquer (Carlos Drummond de Andrade).

METODOLOGIA:

Dinâmica: Construção coletiva do rosto.

* Levantar hipóteses acerca do texto através da apresentação do título do poema.
*Leitura do poema.

*Leitura da biografia do autor.

*Discussão oral acerca das evidências e o que se vê nas entrelinhas do poema.

*Leitura do texto “Nossas cidades” de Luis Lobo, para comparação entre textos.

*Produção de texto descritivo sobre como seria o cotidiano da cidade do poema, seus moradores, seus afazeres, lazer, etc.

*Retratar a cidade do texto produzido através de ilustração.

*Expor em varal os trabalhos produzidos.

*Colar os rostos produzidos na dinâmica em papel metro e afixar na sala.

*Distribuir material para avaliação da aula.

RECURSOS:
* Lousa, piloto, caneta, lápis grafite, borracha, papel sulfite, lápis de cor ou giz de cera

*Canetas hidrográficas, barbante, pregador de roupas, papel metro, fita adesiva,

*Cópias dos textos ( Cidadezinha Qualquer, Nossas cidades e biografia de Carlos Drummond de Andrade).

AVALIAÇÃO:

*Envolvimento da turma com o gênero textual escolhido.

*Variedade de hipóteses levantadas acerca da cena descrita no texto.

*Produção escrita.


*Avaliação escrita da atividade pelo aluno.
Referências:
ANDRADE, C.D. de. Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959. p. 165.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 4 – TP4: leitura e processos da escrita I. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 222 p.: il.
http://guiadoestudante.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário