GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO EDUCACIONAIS PROGRAMA GESTAR
GESTAR II
2009/2010 RELATO DE ATIVIDADE 1
TP nº. 3
Formador: Rita de Cássia Rodrigues
Data: 29.09.09
1. Identificação do Cursista
Nome: Nádia Lima Aragão
Pólo: Itaberaba
Turma (no Gestar):
Escola: Colégio Lauro Farani Pedreira de Freitas
CIDADE - IAÇU - BAHIA
Disciplina: Língua Portuguesa
2. Dados realização
Escola: Colégio Lauro Farani Pedreira de Freitas
Série: 7ª Turma: A Quantidade de alunos: 23 Turno: Matutino
Nome da Atividade:
TP: 3 Unidade: 9 Seção: 1 e 2 Pág.(s): 15,16,17,18,31
Nomes dos cinco alunos selecionados para a amostragem de desempenho na aprendizagem 1.Edvania
2.Neilton
3.Maiane
4.Jaqueline
5.Lainá
Tempo de realização: número de aulas: 4
Quantidade de horas: 200 MINUTOS
Conteúdos trabalhados: Trabalho
Objetivos da atividade:
*Discutir o conceito de trabalho
*Reconhecer os vários tipos de trabalho e de trabalhadores
*Reconhecer a importância do trabalho de cada um dentro da sociedade
Discutir a importância da segurança no trabalho, do poder aquisitivo na correspondência dos tipos de trabalho e da discriminação sofrida por algumas classes de trabalhadores.
*Perceber que o trabalho é um bem
Recursos utilizados:
Livro, textos, gravuras, caderno, quadro e giz
Estratégias de organização espacial da sala de aula:
A sala organizada em semi-círculo
5. Execução e avaliação da atividade
5.1. Desenvolvimento:
Primeiro momento:
Distribuição da atividade digitada (referente a ativ. Do TP3. págs. 15 e 16)em que é solicitado que os alunos descrevam as imagens com a definição de sua representação. Na mesma atividade os alunos responderão quais das figuras representam pessoas trabalhando.
Segundo momento:
Os alunos refletirão sobre o que eles consideram que é trabalho, escrevam os seus conceitos numa folha de papel e em seguida representarão o mesmo conceito sob forma de desenho. Após a realização da atividade todos socializarão os seus conceitos.
Terceiro momento:
Os alunos sentados em semi-círculo e a professora proporá uma discussão após a leitura das questões sugeridas no TP3, pág. 18.
Quarto momento:
Todos em círculo e atentos para acompanhar a leitura realizada pela professora a respeito da fábula de La Fontaine –A Cigarra e a Formiga. Em seguida todos darão sua opinião a respeito do sentido da história, dos tipos de trabalho relatado na fábula, dos preconceitos, da valorização e desvalorização de algumas profissões e sobre o final da história.
5.2. Reflexões críticas do professor sobre a atividade desenvolvida:
As atividades desenvolvidas atenderam satisfatoriamente os objetivos propostos
5.3. Avaliação crítica sobre as estratégias utilizadas pelos alunos para a realização da atividade:
Os alunos realizaram dentro do esperado as atividades propostas.
domingo, 29 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário