domingo, 29 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA CURSISTA - ENAIDE

GESTAR II
2009/2010 RELATO DE ATIVIDADE 1
( Professor Cursista) TP nº. 04
Formador: Rita de cássia Data:20/10/2009
1. Identificação do Cursista
Nome:Enaide de Jesus Souza Sateles Pólo:Itaberaba Turma: 01
Escola:Instituto Ponte Nova Disciplina:Lingua Portuguesa

4.Dados realização
Escola:Instituto Ponte Nova
Série: 8ª Turma: A Quantidade de alunos: 38 Turno:Matutino
Nome da Atividade: Gênero textual Narrativo
TP: 05 Unidade: 14 Seção: 03 Pág.(s): 50 - 51
Nomes dos cinco alunos selecionados para a amostragem de desempenho na aprendizagem 1. Eline da Silva Ferreira
2. Laine Batista dos Santos
3. Layne Ribeiro da Silva
4. Maiara Santana Lima
5. Michely Oliveira da Silva
Tempo de realização: número de aulas: 03 Quantidades de horas: 2,5 horas.
Conteúdos trabalhados: Leitura
Produção textual narrativo.
Objetivos :.
•Estimular a imaginação
•Despertar a sensibilidade
•Expressar seus conhecimentos usando a coerência e a coesão de forma segura.
Recursos :
•Tv – DVD
•Cd – microssister
•Material didático do aluno
•Material didático do professor
•Câmera fotográfica
Estratégias:
Uso de murais com diversos textos, obras literárias dos vagnenses, foi passado um documentário sobre a cidade de Wagner, comentário prévio do histórico da cidade, e execução das atividades: a narração, relato das estratégias e avaliação crítica do aluno, assistir um vídeo sobre narração.
5.Execução e avaliação da atividade
5.1 – Desenvolvimento
Como foi a sequência da atividade anterior, fizemos uma prévia, analisando o histórico da cidade, e para enriquecer a atividade, assistimos um documentário que foi feito por moradores antigos do município.
Assistimos a um vídeo que fala da importância de redigir um bom texto narrativo, mostrando os passos e uso lingüísticos das palavras.
Foram colocados na lousa os passos apresentados pelo Tp5, para ajudar o aluno na escrita do texto. Os alunos não tiveram resistência em executar a atividade. Em seguida os alunos fizeram relatos das estratégias e a avaliação crítica.
5.2 – Reflexão crítica do professor sobre a atividade desenvolvida.
O caminho para chegar ao sucesso, ainda é através da educação. Currículos e conteúdos precisam encaminhar o estudante rumo à aprendizagem. Para ele buscar conhecimento, é importante que desenvolva habilidades de leitura, interpretação, estudo e pesquisas.
O envolvimento dos alunos da série escolhida, tem sido surpreendente, eles tem se evoluído em todas as atividades.O bom que o material utilizado tem sido como ponto de partida até mesmo para outras disciplinas, pois tem contribuído para uma boa aprendizagem.
5.3 – Avaliação crítica sobre as estratégias utilizadas pelos alunos para a realização da atividade.

Assinatura/Cursista: Encarar este material não como um manual de receitas, mas como um ponto de partida a ser adaptado a sua realidade e confrontado com sua experiência.
5.4 – Conclusões do professor referente ao planejamento e execução e avaliação da atividade
O planejamento elaborado teve como objetivo estimular o aluno à criação de textos, conhecerem melhor a história do seu município, e escrever colocando em prática o que aprenderam sobre coerência e coesão e os outros passos estudados.
A atividade foi ótima, pois instigou perguntas e elaboração de hipóteses, ao estudarem sobre a narrativa, lembraram das séries iniciais, que os professores faziam no primeiro dia de aula, que não é novidade para nós, porque o aluno já chegava na escola sabendo que a primeira atividade na escola era escrever sobre as férias, Ainda bem que esta estratégia mudou.
O que se percebe, que o aluno precisa ler mais para ter facilidade na hora de se expressar, organizar os pensamentos e ter conhecimento dos fatos.
6. Anexo
6.1 – Textos do histórico de Wagner (fragmento)
6.2 - Trabalhos dos alunos
6.3 - Relato das estratégias
6.4 - Avaliação crítica do aluno
6.5 - Fotografias.















.

Nenhum comentário:

Postar um comentário